MDA compartilha experiências bem sucedidas em Congresso na Colômbia

17.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Walmaro Paz

A experiência brasileira nas políticas de desenvolvimento rural foi um dos temas da mesa de discussão Encontro com Grupo de Diálogo Rural, na manhã desta quarta-feira (16), durante o XXXVI Congresso Agrário Nacional, realizado pela Sociedad de Agricultores de Colômbia (SAC), em Bogotá. O principal objetivo do evento é abordar questões estruturais e circunstâncias nacionais que afetam o setor primário da economia – a agricultura.

O secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Carlos Mário Guedes de Guedes, conversou com representantes de segmentos da área rural, empresários colombianos, um pesquisador da Universidade da Califórnia e um enviado da África do Sul. O evento segue até a sexta-feira (18) e celebra os 140 anos da SAC. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, participou da abertura.

Guedes debateu exemplos de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento rural e projetos implementados no Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Colômbia. O secretário acredita que a troca de experiências é importante para cada país. No caso do Brasil, o MDA pode tanto aprimorar os projetos implementados nos últimos oito anos e fortalecê-los no governo da presidenta Dilma Rousseff, como também servir de exemplo para outras nações. “Cinco milhões de pessoas foram retiradas da pobreza extrema com projetos voltados para a área rural, principalmente, orientados para a agricultura familiar. Nossas experiências são ricas e podem ajudar outros países”, celebrou.

Nesta quinta-feira (17), o secretário faz palestra sobre o Plano Brasil Sem Miséria, estratégia do governo brasileiro para retirar 16 milhões de brasileiros da situação de pobreza extrema. Destes, 47% vivem nas áreas rurais País. O Plano, segundo Guedes, pode também render parceria com outros países em ações voltadas para a erradicação da miséria e para a estruturação e evolução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025