Em novembro, preços do diesel e do etanol sobem na Região Sul
Apesar do aumento, a região se mantém como a mais barata do País para abastecer com ambos os tipos de diesel
O desenvolvimento da safra de soja 2024/25 em Mato Grosso do Sul segue em ritmo positivo. A estimativa é de um aumento de 6,8% na área cultivada em relação ao ciclo anterior, totalizando 4,501 milhões de hectares. A produtividade esperada é de 51,7 sacas por hectare, o que deve resultar em uma produção de 13,977 milhões de toneladas. As informações são do boletim semanal da Aprosoja/MS e Sistema Famasul, que acompanha o plantio e desenvolvimento das lavouras no estado.
O monitoramento realizado pelos técnicos do Projeto Siga-MS mostra que as condições das lavouras de soja estão, em sua maioria, classificadas como boas.
Aproximadamente 86% das lavouras do estado apresentam boas condições, enquanto 10,8% estão em condições regulares e apenas 3,1% foram classificadas como ruins. As regiões Oeste, Sudoeste, Nordeste e Centro são as que possuem maior porcentagem de lavouras em boas condições, superando 95% de área considerada satisfatória.
O avanço do plantio também é destaque nesta safra.
De acordo com o levantamento feito até o dia 29 de novembro, 97,4% da área prevista já foi plantada. A região Centro é a mais avançada, com 98,2% da área plantada, seguida pelas regiões Sul e Norte, que registram 97,6% e 96%, respectivamente. Comparado ao mesmo período do ano passado, o ritmo de plantio está ligeiramente superior, indicando boas perspectivas para o ciclo atual.
A classificação das lavouras é feita a partir de visitas técnicas e da análise de diversos fatores, como estádio fenológico, infestação de pragas e qualidade do estande.
As lavouras consideradas boas são aquelas que apresentam plantas saudáveis e com potencial produtivo satisfatório, sem indícios de pragas ou problemas significativos.
As regiões Sul e Sul-fronteira apresentaram uma maior porcentagem de lavouras em condições regulares e ruins, influenciadas principalmente pela falta de chuvas nas últimas semanas.
No total, a área cultivada com soja na região Norte do estado abrange 488,1 mil hectares, dos quais 95,6% das lavouras estão em boas condições. A região Nordeste, com 370,2 mil hectares, também se destaca com 97,5% das lavouras classificadas como boas. Já a região Sul-fronteira enfrenta maiores desafios, com apenas 59,3% das lavouras em boas condições, e 11,4% sendo consideradas ruins, reflexo do estresse hídrico que afeta a região.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura