Materiais se destacam por alto rendimento e segurança para a safra de inverno

Primeiro mix de cultivares de trigo do Brasil voltado para a produção de grãos estará exposto na Expodireto Cotrijal; evento acontece em Não-Me-Toque/RS de 7 a 11 de março

02.03.2022 | 13:51 (UTC -3)
Daniela Wietholter Lopes
Dentre as cultivares de trigo semeadas em regiões afetadas pela seca, uma cultivar superprecoce foi destaque em produtividade. - Foto: Divulgação Biotrigo
Dentre as cultivares de trigo semeadas em regiões afetadas pela seca, uma cultivar superprecoce foi destaque em produtividade. - Foto: Divulgação Biotrigo

A safra de trigo de 2021/22 apresentou números históricos no Rio Grande do Sul, seguindo uma tendência observada no Brasil como um todo. Com a exceção de algumas regiões, com maior incidência de secas, que acabaram por ter suas produtividades reduzidas, o estado apresentou altos potenciais produtivos. Esse fator se traduziu em uma safra recorde, que registrou a maior produção de trigo na história do Rio Grande do Sul, com quase 3,5 milhões de toneladas do cereal. A área semeada, a maior dos últimos sete anos, deve continuar nessa crescente para a próxima safra, mantendo perspectivas otimistas para a cultura. “O comentário de muitos produtores é que o custo da soja que está implantada hoje foi pago com a lucratividade que eles tiveram no trigo, o que agregou bastante valor à cultura”, destaca o gerente comercial sul da Biotrigo Genética, Tiago de Pauli.

Mas para se obter resultados positivos, o primeiro passo é a escolha certeira da cultivar que mais se adequa às demandas da propriedade. Na 22ª edição da Expodireto Cotrijal, os produtores poderão conhecer diferentes tecnologias para agregar maior rentabilidade à lavoura. E uma das novidades que mais se destaca pelo valor que traz à propriedade é o TBIO Calibre. A cultivar, que apresenta um equilíbrio às principais doenças da cultura, traz novos patamares de produtividade dentre os trigos superprecoces. “Para aquele produtor que faz uma boa cobertura de solo após a saída da soja ou do milho, Calibre entra muito bem, utilizando os benefícios da cultura antecedente e, com isso, construindo gradientes de produtividade mais elevados, com uma qualidade excepcional”, afirma Tiago.

Em meio aos prejuízos causados pela escassez hídrica no estado, TBIO Calibre se diferencia de outros materiais de mesmo ciclo pela sua reação à seca. Apesar do maior impacto que a estiagem tem em cultivares de ciclo mais rápido, Calibre conta com ótima tolerância ao alumínio tóxico no solo. “Com isso, as raízes da planta descem mais profundamente e conseguem ter acesso a uma maior quantidade de umidade”, explica Tiago. O resultado desse fator é uma cultivar mais resistente aos impactos causados pela falta de chuvas. “Dentre os materiais precoces semeados em regiões que tiveram seca, TBIO Calibre foi uma das cultivares com melhores resultados em termos de produtividade”, conta.

O alto rendimento de Calibre também foi notado em Vacaria (RS), pelo engenheiro agrônomo da NBN Sementes, Rodrigo Barison. “Usamos uma baixa quantidade de sementes e, mesmo assim, obtivemos uma produtividade muito alta, colhendo 100 quilos por hectare. É uma cultivar muito boa, com teto produtivo acima do que se tem no mercado”, conta. Quanto às doenças, Rodrigo aponta que foram feitas três aplicações preventivas, no início dos primeiros sintomas. “Tivemos um pouquinho de oídio, mas o comportamento para ferrugem e manchas foliares foi muito bom. Para a giberela, foi feito tratamento e não tivemos grandes problemas”, relata. O primeiro acesso do produtor ao material ocorrerá na safra de 2023.

Mais segurança ao agricultor

No atual contexto da safra de verão, é de suma importância ao agricultor contar com mais estabilidade na lavoura. E um material que traz esse quesito como sua maior fortaleza é o XBIO Fusão, o primeiro mix de cultivares de trigo do Brasil voltado para a produção de grãos. Composto pela mistura de TBIO Audaz e TBIO Sagaz, o mix oferece mais segurança aos produtores. “As regiões que semeiam trigo possuem uma variabilidade climática grande quando comparamos uma safra com a outra. Trazer estabilidade de cultivo significa que o conjunto estará mais preparado para essa realidade das regiões tritícolas brasileiras”, comenta o gerente comercial da Biotrigo para a América Latina, Fernando Michel Wagner.

Essa estabilidade também é proporcionada pela considerável melhora no comportamento a campo de Audaz e Sagaz quando unidos - apresentando maior resistência ao oídio, giberela e manchas foliares. E além desses aspectos, o material também proporciona a melhora de características importantes para a indústria moageira, como a cor da farinha, ainda mais clara, devido à presença de TBIO Sagaz na mistura. XBIO Fusão também estará disponível ao produtor na safra de 2023.

Um novo aliado no controle de plantas daninhas

Outra ferramenta que os agricultores poderão conferir na Expodireto é o TBIO Ello CL, cultivar que apresenta resistência ao herbicida Raptor 70 DG, da Basf, visando o controle de aveia e azevém. “Ello é uma importante ferramenta no manejo integrado de plantas daninhas, pois viabiliza o cultivo do trigo em diversas áreas em que a cultura ficava limitada”, indica o supervisor comercial da Biotrigo, Gustavo Posser. Junto à possibilidade de uso de um novo herbicida no trigo, TBIO Ello CL apresenta um bom potencial produtivo, ótima estabilidade de PH e um equilibrado pacote fitossanitário. “É uma ótima alternativa para o produtor que sofre dificuldades para manejar aveia e azevém em pós-emergência no trigo”, conclui.

Biotrigo na Expodireto

Na feira, a Biotrigo também apresentará seu novo lançamento para o portfólio de Trigos Especiais, TBIO Blanc. Para Tiago, a presença da Biotrigo em mais uma edição da Expodireto é uma nova oportunidade de se relacionar diretamente com o produtor. “Este é o momento em que nós podemos repassar a informação gerada aqui dentro para que o agricultor possa utilizar nossas ferramentas da maneira mais correta possível”, diz. Na edição de 2020, a Expodireto contou com a participação de 573 expositores e um público visitante de mais de 250 mil pessoas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024