Araucária Genética prestigia o Brahman Rio Show 2009
Para alcançar o status de maior exportador de carne do mundo, não só em volume de produção, mas também em qualidade e receita, a utilização da tecnologia de marcadores moleculares na pecuária de corte tem contribuído para qualificação cada vez maior da produção nacional, permitindo maior competitividade nos mercados internacionais. Por meio do teste de DNA para bovinos IGENITY – serviço oferecido pela Merial Saúde Animal – é possível revelar o potencial produtivo dos animais para determinadas características economicamente relevantes, auxiliando no direcionamento de seleção a fim de aumentar a rentabilidade de um rebanho.
Em pleno curso do processo de seleção da raça, uma vez que os primeiros animais Brahman foram introduzidos há 15 anos no país, essa será uma das temáticas debatidas no I Congresso Brasileiro e Latino-americano da Raça Brahman, que será realizado no Rio de Janeiro, de 04 a 08 de fevereiro, integrando a programação do Brahman Rio Show 2009.
Eleito pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) como um dos programas de melhoramento genético que mais se adéqua às demandas dos trabalhos da raça, a Merial apóia o evento por meio do Programa IGENITY. A parceria, estabelecida entre a Associação e a empresa em 2008, deverá se intensificar ainda mais este ano com a avaliação IGENITY em animais que participarão das provas de ganho em peso, avaliação de touros e descontos especiais a associados da ACBB na realização dos testes.
Como funciona o programa
De acordo com o gerente IGENITY para América Latina, Henry Berger, por meio das análises de DNA, feitas com amostras de pêlos coletadas na cauda do bovino, o teste indica o potencial, para os marcadores conhecidos e validados, de cada animal para inúmeras características em escores que variam de 01 a 10. Dessa forma, o produtor identifica no rebanho os animais mais e menos eficientes do ponto de vista produtivo e usa a informação de várias formas, seja no melhoramento genético, manejo ou mesmo marketing.
Os painéis de teste do IGENITY conseguem identificar marcadores na raça Brahman associados à maciez e marmoreio, além de muitas outras características de qualidade de carcaça, maternas e reprodutivas. Outro diferencial é que os marcadores já são capazes de identificar animais da raça com maior eficiência alimentar (Consumo Residual de Alimento e Ingestão de Matéria Seca), proporcionando seleção de animais com maior potencial de ganho de peso em menor tempo ou mesmo ganho de peso com menor consumo. “Essa informação beneficia todos os produtores, permitindo racionalizar-se áreas, facilitando o manejo de pastagens, otimizando o consumo em confinamentos e mesmo auxiliando na manutenção de estado corporal de vacas”, detalha Berger.
Resultados
Usuários do serviço IGENITY desde 2006, o criatório Brahman Pilar iniciou o trabalho de avaliação do potencial genético do seu plantel – iniciativa nomeada como Projeto Pilar Kilombo. Os primeiros resultados obtidos começaram a chegar um ano depois e os acasalamentos passaram progressivamente a considerar os resultados dos marcadores. Hoje, o criatório possui mais de 16 mil informações individuais básicas ligados ao Projeto Pilar Kilombo – além de estudos, análises e comparações derivadas desses dados – de um plantel Brahman constituído por mais de 1000 animais testados, espalhados em diversas localidades do País.
O foco neste trabalho de melhoramento do Projeto Pilar Kilombo diz respeito à qualidade da carne e à maciez. Os primeiros resultados mostram que estas características também estão presentes nos zebuínos e, com a ferramenta dos marcadores moleculares, pode ser selecionada e multiplicada como já se fez para muitas outras características. O percentual de animais com escore seis ou maior que isso para maciez de um plantel tradicional sem nenhuma seleção, representou 3% do total de animais; já o primeiro resultado de Seleção Assistida por Marcadores (SAM) apresentou 28% do total de animais nascidos também com escore seis ou maior para maciez, e o mesmo aconteceu com 56% dos animais nascidos nos últimos cruzamentos realizados.
“O conhecimento do DNA e seu uso empresarial para aprimorar características econômicas específicas desejáveis é uma tecnologia de ruptura. Qual cliente ao vir comprar seus tourinhos exigia saber se iriam transmitir carne macia ou se seriam eficazes em ganho de peso nos confinamentos? Hoje isso começa a ser uma realidade mundial e o Brasil não é exceção. Cada vez mais os produtores se conscientizam que não basta um animal ser bonito, vistoso e premiado, mas também deve ter marcadores que indiquem ser um transmissor de eficácia às suas progênies quando confinadas e de carne de qualidade quando degustadas como produto final”, justifica Sérgio Rutowitsch, proprietário do Brahman Pilar.
Esses resultados também se repetem na Fazenda Mucugy, em Minas Gerais. Parceira do Projeto Pilar Kilombo, há três anos o criatório testa seus animais com o IGENITY e já obteve duas fêmeas adultas com escore sete para maciez e três com nota seis também neste quesito, alguns dos resultados obtidos por meio da avaliação de 80 animais Brahman. “Esses índices estão bem acima das médias da raça Brahman, assim procuramos utilizar os resultados de marcadores moleculares para direcionar os acasalamentos, buscando, preferencialmente, atingir números superiores ao da média do Brahman para maciez. Isso é de fundamental importância, pois pretendemos aproveitar a base genética do Brahman, para ter sempre uma melhoria na qualidade da carne a ser vendida para o consumidor final, no Brasil ou no exterior”, conclui Hamilton Prisco, proprietário da Fazenda Mucugy.
O Brahman Rio Show 2009 e o I Congresso Brasileiro e Latino-americano da Raça Brahman contarão com a participação de delegações de 15 países, com representantes da América Latina, além da Filipinas, Austrália, Namíbia, África do Sul e Angola; das principais empresas do país e do exterior dos mais variados segmentos da pecuária, incluindo equipamentos, tecnologias, genética, insumos, nutrição e saúde animal, além de importantes rodadas de negócios - ocasiões únicas tanto para comprar como para vender e estabelecer diversos intercâmbios técnicos e comerciais.
Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com a empresa organizadora Fagga Eventos pelo e-mail
ou pelo telefone (21) 3035-3100.
Para saber mais sobre o IGENITY informações pelo telefone 0800 888 8484 ou pelo site
.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (11) 2198-1866
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura