Maranhão recebe Dia de Campo da Agro Norte

21.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Suzana Machado

Depois do Piauí, a agenda de Dias de Campo da Agro Norte Pesquisa e Sementes chega ao Maranhão. Nesta quinta-feira (22), a empresa realiza Dia Campo na Fazenda Cajás, localizada no município de São Domingos do Azeitão.

De acordo com um dos representantes da Agro Norte na região, Claudio Lopes de Souza, a procura pelas sementes da empresa tem sido grande.

“Os produtores estão gostando muito do material da Agro Norte. Nossa expectativa é de que após o Dia de Campo, no qual os agricultores terão mais informações sobre as variedades de soja convencional, a demanda pelo grão aumente ainda mais”, afirmou Souza.

Na safra 2010/2011 o Maranhão teve aumento de 18,83% na produção de soja em comparação com a safra anterior. Localizado na região Sul do estado, São Domingos do Azeitão é um dos municípios polo para produção de grãos.

A produção de soja no Brasil é liderada pelos estados de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, responsáveis por 82% da produção nacional. Mas segundo o levantamento “Brasil Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a produção da soja também evolui para novas áreas no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, unidades federativas nas quais o produto da Agro Norte também já está presente.

“Juntos, estes estados respondem por 13% da produção nacional. São mercados promissores, que já trabalham com as nossas sementes. Estamos oferecendo um produto novo, com qualidade elevada e de alta produtividade”, declarou o engenheiro agrônomo da Agro Norte, Mairson Santana.

Ainda de acordo com dados do MAPA, a expansão de área para a soja deve ocorrer em locais de grande potencial produtivo, como as áreas de cerrados compreendidas na região que atualmente é chamada de Matopiba, por compreender terras situadas nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Para o representante maranhense, com as variedades de soja convencional da Agro Norte os produtores do Maranhão passam a ter uma opção diferenciada, de alta qualidade.

“A semente vem para fazer a diferença no mercado. É uma opção que apresenta características como alta produtividade, foco maior de qualquer produtor”, declarou Claudio Lopes de Souza.

A Agro Norte realiza uma série de 40 Dias de Campo nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Tocantins, Maranhão e Bahia, até o mês de maio, nos quais apresenta aos produtores os resultados das variedades de soja convencional ANsc 84107, ANsc 89109, ANsc 93101 e ANsc 94104.

O Dia de Campo na Fazenda Cajás começa às 08h.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025