Mapa revê zoneamento da soja e atende reivindicação de MS

06.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Portaria n.º 169 do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (Mapa) aumenta o período para o plantio da soja em Mato Grosso do Sul e inclui o plantio em solos do tipo I.

O documento publicado quarta-feira (05/08), com novos prazos para os ciclos das cultivares e tipos de solo, vem ao encontro do setor produtivo estadual. Segundo recorda a Secretária Tereza Cristina Correa da Costa Dias, em 21 de julho de 2009, o MAPA editou a portaria 136 alterando as condições do zoneamento para a cultura da soja, reduzindo os intervalos de plantio por tipo de solo e grupo de cultivares. Ela explica que em decorrência desta medida, houve grande apreensão por parte dos setores envolvidos, que julgaram os prazos muito curtos para a execução do plantio em tempo hábil.

Em face das manifestações recebidas, a Secretária recomendou ao corpo técnico da Seprotur que buscasse a contribuição da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e da Superintendência do Banco do Brasil no Estado, para a elaboração de uma proposta que indicasse ao Mapa novos prazos, segundo as peculiaridades da cultura, especialmente na região centro-sul.

“A proposição visava possibilitar a diversificação de cultivares e o escalonamento do plantio, em tempo hábil”, declarou, comemorando a publicação por parte do Ministério da Agricultura, da portaria n.º 169, que acolheu grande parte das medidas propostas.

Mais informações sobre o conteúdo da mencionada portaria, poderão ser obtidas no site do Ministério da Agricultura (

).

Alexssandro Loyola

Assessoria de Imprensa Seprotur

(067) 3318-5053 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025