Andef realiza concurso cultural
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa, a partir de março, do plano de controle da mosca negra dos citros (Aleurocanthus woglumi), na Paraíba.
A praga atinge, primeiramente, as culturas de citros, caju e abacate e hospedeiros secundários como café, manga, banana, uva e goiaba.
A princípio, os municípios incluídos no plano serão Esperança, Alagoa Nova, Matinhas e Lagoa Seca. "Serão desenvolvidas ações de pulverização uniforme das áreas afetadas, com posterior introdução de predadores e parasitóides (insetos) para o controle natural da praga, reforço nos postos fixos de controle e adoção de barreiras móveis em rotas de risco. Além disso, serão selecionados os frutos e controladas as caixas utilizadas no transporte", explica o chefe da Divisão de Prevenção, Vigilância e Controle de Pragas, da Secretaria de Defesa Agropecuária, André Peralta.
O plano de controle da mosca negra dos citros é uma parceria do Ministério da Agricultura com o governo da Paraíba. Para aderir à campanha os agricultores devem assinar o Termo de Adesão ao Programa de Controle à Mosca Negra. O agricultor que não participar pode ser penalizado com a interdição da propriedade.
Abrangência - Em dezembro de 2009 foi confirmado foco no município de Alagoa Nova, na Paraíba. Hoje, mais 16 cidades do estado já detectaram a praga.
Kelly Beltrão
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura