Mapa participa da tradução do Código Sanitário para Animais Terrestres

26.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

Uma importante ferramenta para o serviço de atenção veterinária já pode ser encontrada em português, tornando-se mais acessível aos profissionais que falam o idioma. Lançada este mês, a tradução do Código Sanitário para Animais Terrestres, elaborado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), é base para consultas, orientação, análise e interpretação epidemiológica de diferentes doenças infecciosas e se destina a veterinários, zootecnistas e outros profissionais ligados à cadeia produtiva de alimentos de origem animal.

Até então, o Código Sanitário existia nas versões em inglês, francês, espanhol e russo.

O trabalho de tradução do Código para o português foi realizado graças à parceria do Mapa com o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). “Essa é uma iniciativa inédita que possibilitará aos profissionais dos serviços veterinários brasileiros e dos demais países de língua portuguesa ampliar a sua participação em temas de interesse, tratados no âmbito da OIE”, afirmou o diretor de Programa da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano Júnior.

A publicação em português também pode ser encontrada em CD-ROM. Em breve, um link para o Código estará disponível no site do Mapa.

Atualizações - O código Sanitário para Animais Terrestres é revisado pelo Comitê Internacional da OIE, composto pelos delegados dos países membros, durante a Seção Geral da organização, que ocorre uma vez ao ano. De acordo com o CNPC, a ideia é fornecer periodicamente versões atualizadas aos usuários, principalmente quando houver modificações relevantes em temas de interesse do Brasil.

Fonte: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025