Mapa fortalece relacionamento internacional para redução dos impactos da mudança do clima no setor agropecuário

Soluções sustentáveis no agro brasileiro contribuem com as metas previstas no Acordo Global de Metano

27.02.2023 | 14:21 (UTC -3)
Ministério da Agricultura

De 21 a 24 de fevereiro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou do Methane Workshop, em Paris, capital francesa. No evento, promovido pela Climate and Clean Air Coalition (CCAC), organização ligada à UN Environment Programme (UNEP/ONU), foram compartilhados conhecimentos e experiências sobre redução da emissão de metano no mundo.

A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Renata Miranda, apresentou o trabalho de inovação e tecnologias sustentáveis já utilizados na agropecuária brasileira, com destaque para a Política Pública Setorial da Agricultura e Pecuária sobre Mudanças Climáticas, o Plano ABC+.

No caso da redução da emissão de metano no Brasil, foram apresentadas as tecnologias que vêm sendo utilizadas no país, como o melhoramento genético do rebanho e das pastagens, as melhores práticas de manejo, o tratamento de resíduos animais e a terminação intensiva, práticas fundamentais para adaptação e mitigação dos efeitos da mudança do clima. Tais ações são continuamente aprimoradas por meio de políticas públicas e de novas perspectivas de cooperação internacional que auxiliam o setor com pesquisas, desenvolvimento e inovação.

“Temos soluções sustentáveis no agro brasileiro que minimizam os impactos das mudanças do clima e contribuem com as metas previstas no Acordo Global de Metano. Já avançamos em intensificação sustentável na pecuária, na medida em que reduzimos a emissão de metano por animal e, ao mesmo tempo, aumentamos a produtividade. O Brasil é parte fundamental das soluções desse desafio global”, afirma Renata Miranda.

A inclusão da ciência tropical em fóruns internacionais é fundamental para equilibrar e aprofundar as discussões relacionadas à segurança alimentar no contexto dos impactos que o setor agropecuário pode sofrer com as mudanças do clima. O workshop é importante não só para troca de experiências, mas para mostrar ao mundo o comprometimento do produtor rural brasileiro com a produção sustentável. A sustentabilidade agrega valor e abre novas oportunidades de mercado.

A delegação do Mapa contou, também, com a participação da diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros/SDI), Sibelle de Andrade Silva, e do superintendente de Estratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Bruno Brasil.

Participaram do evento 20 países que assinaram o Acordo Global de Metano (https://www.globalmethanepledge.org/), pactuado na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em 2021. O acordo prevê, até 2030, a promoção de ações voluntárias para redução das emissões globais do gás metano em pelo menos 30% em relação aos níveis de 2020. O cumprimento da meta poderá diminuir mais de 0,2˚ C no aquecimento global, até 2050.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro