Manejo integrado de pragas de algodão, milho e soja é tema de workshop em Chapadão do Sul/MS

01.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Sílvia Zoche Borges

O workshop “Manejo integrado de pragas de algodão, milho e soja em sistema de produção”, em Chapadão do Sul/MS, aconteceu nesta quarta-feira (1º), das 7h30 às 17h. O objetivo do evento é debater os problemas que vem ocorrendo na região e buscar soluções para o manejo integrado de pragas de algodão, milho e soja.

O workshop reúne produtores, engenheiros agrônomos, professores e técnicos, além de pesquisadores da Embrapa Algodão, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Recursos Genéticos e Embrapa Soja, unidades da empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A abertura do evento foi realizada pelo Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas. Em seguida, aconteceu a apresentação do “Projeto integrado de algodão” sob liderança do pesquisador da Embrapa Algodão Alderi Emídio de Araújo. Já o cenário atual da incidência de pragas na região dos Chapadões foi abordado pelo pesquisador da Fundação Chapadão Germison Tonquelski.

Para fazer um relato sobre a experiência da Unidade Piloto do Projeto de Produção Integrada de Algodão na Fazenda São Caetano, foi convidado o engenheiro agrônomo do Grupo Schlatter, José Roberto Padezi. Depois da apresentação de Padezi, o pesquisador do Núcleo do Cerrado da Embrapa Algodão, José Edmilson Miranda, falou sobre manejo integrado de pragas com visão de sistema de produção.

Após as palestras e relatos, ainda na parte da manhã, foram formados grupos para discutir as questões levantadas. À tarde, estão sendo realizadas a avaliação das dificuldades encontradas e a apresentação de propostas para minimizar e/ou solucionar os problemas.

O evento é uma realização da Embrapa Algodão e Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com Fundação Chapadão, Fundação Goiás, Grupo Schlatter, Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e Associação Sul Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025