Manejo de nematoides visando o Sistema de Produção mostra maior ganho de produtividade para o produtor

O parasita se fixa nas raízes da planta e é invisível aos olhos do agricultor

10.01.2022 | 13:59 (UTC -3)
Janete Galbiati

Pioneira no mercado de biológicos no Brasil para o controle de nematoides, a FMC, empresa de ciências para agricultura, realizou um estudo que mediu o efeito na produtividade do bionematicida Presence no manejo de nematoides na sucessão de soja e milho. O nematicida Presence foi aplicado no tratamento de sementes antes do plantio.

O resultado apontou ganho de produtividade de 4,1 sacos por hectare na soja e, 9,4 sacos por hectare no milho, quando houve a aplicação de Presence no tratamento de sementes nas duas culturas, dentro do sistema de sucessão soja-milho. Esses ganhos foram maiores que os resultados do produto utilizado isoladamente em qualquer uma das culturas. Conforme mostra a tabela:

Os resultados de produtividade e rentabilidade podem variar também de outros fatores como condições de clima, solo, manejo, estabilidade do mercado, entre outros. - Fonte: Grigoli (2020)
Os resultados de produtividade e rentabilidade podem variar também de outros fatores como condições de clima, solo, manejo, estabilidade do mercado, entre outros. - Fonte: Grigoli (2020)

A FMC acredita no manejo integrado onde os produtos biológicos são fundamentais na estratégia de crescimento sustentável das lavouras. “Nosso objetivo é levar até o campo produtos de alta qualidade que proporcionam excelente performance no controle de pragas e doenças. Assim, oferecemos ao produtor a possibilidade de produzir melhor, com os melhores insumos, integrando ferramentas de manejo à sustentabilidade. E tudo isso é prova de anos de pesquisas e testes.” explica Antonio Soares, gerente comercial de Plant Health Brasil da FMC.

Antonio Soares, gerente comercial de Plant Health Brasil da FMC
Antonio Soares, gerente comercial de Plant Health Brasil da FMC

Os fitonematoides, considerados pragas agrícolas, são parasitas que podem ser encontrados em grandes concentrações no solo, ao se fixarem nas raízes das plantas, provocam a morte ou redução da atividade radicular afetando a absorção de água e aproveitamento de nutrientes. Além dos danos provocados no sistema radicular, eles podem injetar substâncias tóxicas no interior da célula vegetal e promover um desequilíbrio na fisiologia do cultivo. Por ser microscópico, somente quando os tecidos da raiz escurecem e formam galhas, é que o produtor percebe o problema, levando a perdas de produtividade.

Um levantamento feito em 2015 pela Sociedade Brasileira de Nematologia, revelou que os nematoides causam prejuízo de R$35 bilhões por ano ao agronegócio brasileiro, sendo 16 bilhões somente na produção de soja.

De fácil manejo, o bionematicida Presence da FMC, é usado no tratamento de sementes, podendo ser utilizado em todas as culturas que apresentam problemas com o ataque desse parasita. O bionematicida, além de proteger os cultivos contra o ataque dos nematoides, tem outros benefícios como: efeito promotor de crescimento conferindo maior desenvolvimento e vigor de plantas e aumento da atividade enzimática do solo relacionada à ciclagem de nutrientes como nitrogênio, enxofre e fósforo.

A FMC tem por meta impulsionar a agenda global de produtos biológicos, investindo em novos produtos derivados de micro-organismos e outros materiais naturais. Dessa forma, assegura aos produtores que as culturas podem superar condições difíceis de crescimento, combatendo doenças e pragas, regulando a absorção de nutrientes pelas plantas e o uso de água limitada.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro