Comissão da Câmara rejeita projeto que eleva custo das exportações de produtos agrícolas
As inscrições ao processo seletivo do primeiro Curso Técnico em Agronegócio oferecido pela Rede e-Tec Brasil no SENAR vão até 10 de dezembro, mas alguns polos, como o de Alexânia, em Goiás, tiveram tanta procura que já contam com 6 candidatos disputando cada uma das 40 vagas locais. “Foi surpreendente para nós” – revela com entusiasmo Armando Rollemberg Neto, secretário-executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Alexânia, entidade parceira do SENAR e responsável pelo polo da rede no município. Armando conta que a procura foi tão grande e imediata que os horários para as provas de seleção dos inscritos logo se esgotaram. As provas, presenciais e individuais, serão feitas no polo onde o candidato se inscreveu, entre 1º e 15 de dezembro, em dia e horário marcados por ele.
No Brasil, até o momento, já são 3.029 os inscritos ao processo seletivo. Eles concorrem às 1.250 vagas oferecidas pela Rede e-TEC Brasil no SENAR nos 18 polos de apoio presencial já instalados em nove estados do País. Com o agronegócio há vários anos alavancando a economia nacional, a grande procura por um curso técnico na área até poderia ser previsível, mas o que também surpreende é o nível dos candidatos. Muitos já concluíram o ensino superior e são até pós-graduados. Para Armando Rollemberg o motivo é claro. “Todo mundo da área rural tem interesse em se capacitar em cursos mais técnicos, mas nem sempre tem condições financeiras e oportunidade. Com a Rede e-Tec Brasil do SENAR não será preciso se deslocar grandes distâncias para se ter um curso técnico de qualidade e fica economicamente viável”.
Vocação para o agronegócio
Maria Aparecida Martins ilustra bem o argumento de Armando. Com raízes rurais, vivendo sempre em Cabeceiras, pequena cidade goiana, com menos de 8 mil habitantes, Cida - como se apresenta - só agora, aos 51 anos de idade, vai realizar seu grande sonho de se tornar uma profissional do agronegócio, e não esconde sua empolgação. “Quando vi o anúncio do curso do SENAR, falei: - Meu Deus! Que é isso? É claro que vou me inscrever. E nem pensei na minha idade”. Cida ficou tão animada que, mãe de quatro filhos adultos, convenceu dois deles a também se inscreverem: Mônica, formada em Artes Visuais, e Quirino, com Ensino Médio completo mas ainda sem formação profissional.
Agora, ela e os filhos se preparam para as provas. Ela já graduada em História e pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental, atuando como professora em uma escola estadual. “Escolhi ser professora mas, se quando jovem tivesse tido a opção de um curso técnico ou uma faculdade de Agronomia, não teria dúvida. Minha vocação sempre foi a agropecuária, mas em minha cidade não existia nenhuma formação na área e estudar fora seria muito caro”. Cida conta que é aluna cativa dos cursos profissionalizantes realizados pelo SENAR em Cabeceiras, e espera que o Curso Técnico em Agronegócios lhe dê a chance tão esperada de se realizar profissionalmente. “Esse curso a distância é o que sempre esperei”.
Chance pra quem vive no campo
Com o Curso Técnico em Agronegócio a distância, inteiramente gratuito, oferecido pela Rede e-Tec Brasil no SENAR, o isolamento e a falta de recursos deixam de ser empecilhos a formação profissional de quem vive no campo ou pequenas cidades. O curso tem uma carga horária de 1.230 horas/aula e a maior parte pode ser cumprida em casa, na fazenda, ou onde o aluno preferir. A parte presencial é feita nos polos de apoio que contam com toda a infraestrutura adequada para reforçar o ensino.
Jovens, como Geovane Ferreira e Leosmar Tavares não vão ter que esperar tanto como a Cida para seguir sua vocação. Geovane, que mora em Aparecida de Goiânia, chegou a iniciar uma faculdade de Veterinária, mas não conseguir conciliar os estudos com o trabalho. Porém, mesmo trabalhando atualmente na área da informática, mantem firmes seus laços rurais, exercitando seu dom na propriedade de um tio. “Essa é minha grande chance”, diz ele se referindo ao curso do SENAR. “Nasci para o campo. Tá no sangue”.
Leosmar, que mora em Sobradinho, no entorno de Brasília, também acabou sendo levado pela vida a trabalhar no setor de informática, mas não vê a hora de poder voltar para a fazenda da mãe no sul do Maranhão. “Quero ajudar minha mãe a cuidar da nossa terra. Há muito tempo eu estava procurando uma oportunidade como essa. Como trabalho o dia inteiro, o curso sendo a distância vai facilitar muito pra mim. É uma porta que se abriu na minha vida”.
As inscrições ao processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR podem ser feitas até o dia 10 de dezembro no portal http://etec.senar.org.br/ . Neste primeiro momento a rede já conta com polos instalados em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e no Amazonas. Mas a proposta do SENAR é estender a rede a todo o país, ampliando a chances de profissionalização dos brasileiros que vivem no campo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura