Mais de 100 relatórios de estudo de segurança do glifosato da Bayer estão disponíveis na plataforma de transparência da marca

Empresa inclui estudos de segurança de proteção de culturas após a aquisição da Monsanto

08.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Bayer

A Bayer saúda uma discussão baseada na ciência com reguladores de todo o mundo, a comunidade internacional de pesquisa, bem como com os consumidores sobre o perfil de segurança do glifosato. Para o efeito, todos os 107 relatórios de estudo de segurança do glifosato da Bayer que foram submetidos à Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) como parte do processo de autorização de substâncias na União Europeia (UE) estão agora acessíveis na plataforma de transparência da Bayer. Ao fazê-lo, a empresa entrega seu compromisso com mais transparência, incluindo seus estudos de segurança de proteção de culturas após a aquisição da Monsanto. Muitos destes e outros estudos semelhantes foram submetidos e avaliados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA durante a sua própria avaliação de risco do glifosato.

“A transparência é um catalisador de confiança, portanto, mais transparência é uma coisa boa para consumidores, formuladores de políticas e empresas. Como uma empresa de inovação, a segurança é nossa principal prioridade e estamos totalmente comprometidos em fazer tudo o que pudermos para garantir que nossos produtos sejam seguros para as pessoas e o meio ambiente”, disse o membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Bayer AG. Divisão de Ciências da Cultura, Liam Condon. “Ao disponibilizar nossos dados detalhados de segurança científica, incentivamos qualquer pessoa a ver por si mesma como é abrangente a nossa abordagem à segurança. Nós abraçamos a oportunidade de nos engajarmos no diálogo para que possamos construir mais confiança na ciência”.

Esta nova adição à plataforma Bayer Transparency segue-se à publicação, em Dezembro do ano passado, de mais de 300 resumos de estudos de segurança do glifosato submetidos ao abrigo do processo de autorização de substâncias da UE para produtos fitofarmacêuticos. O acesso foi agora habilitado para todos os estudos detalhados sobre segurança de glifosato relacionados aos quais a Bayer detém os direitos.

Devido a restrições legais, a Bayer não pode divulgar os estudos de glifosato realizados e de propriedade de terceiros.

A Bayer está por trás da segurança do glifosato e continuará a defender vigorosamente seus produtos à base de glifosato. A empresa está trabalhando diligentemente para garantir que a conversa sobre o glifosato seja precisa e continuará a compartilhar informações sobre o forte corpo científico que confirma que o glifosato e os produtos à base de glifosato são seguros quando usados conforme as instruções, e que este não causa câncer. 

Sobre a Iniciativa de Transparência Bayer

Em 2017, a Bayer assumiu um compromisso voluntário com a transparência, estabelecendo um novo padrão com a Bayer Transparency Platform. A empresa disponibilizou para o público em geral seus dados de segurança, que antes eram compartilhados apenas com órgãos reguladores, a fim de conectar-se à comunidade científica, criar confiança e promover um diálogo aberto e baseado na ciência sobre produtos fitofarmacêuticos. Até o momento, a Bayer publicou informações sobre 28 ingredientes ativos em seu site de transparência.

A íntegra do comunicado em inglês está disponível aqui.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro