FMC apresenta suas soluções tecnológicas para soja na Passarela da Soja e do Milho
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, apresentou nesta quinta-feira (11), na Capital, durante o 21º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, os principais programas desenvolvidos pela pasta. No segundo dia do evento - realizado no auditório da Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) - Mainardi falou sobre o trabalho de Sanidade Agropecuária e sobre as Câmaras Setoriais e Temáticas.
Além de abordar as ações do Irga, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), empresas vinculadas à secretaria, Mainardi destacou o momento de reestruturação dos programas do Estado que reforçam o trabalho de sanidade animal. O secretário defendeu concursos públicos nos municípios para a contratação de médicos veterinários.
No evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o secretário afirmou que a contratação dos profissionais ajudaria na fiscalização e no cumprimento das normas, passando assim a inibir os constantes problemas ocorridos em função dos abates irregulares. "Até o final do ano estaremos finalizando o trabalho de reestruturação, atualização, informatização e compra de veículos para as inspetorias veterinárias, no sentido de buscar aumentar a qualidade na defesa da sanidade animal".
Programas do Estado
Entre os programas apresentados está o Mais Água, Mais Renda, no qual o produtor precisa somente de um técnico para a elaboração do projeto de irrigação e de aprovação de crédito para que o Governo do Estado subvencione de 12 a 30% do financiamento. Mainardi explicou ainda o programa Mais Leite de Qualidade, cujo objetivo é levar aos produtores 40 mil resfriadores de expansão e ordenhadeiras financiadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - com subvenção do Governo do Estado.
O secretário defendeu ainda os sistemas de irrigação, que possibilitam a diversificação e o aumento da produção e permitem aos produtores adquirir/implantar através de financiamentos e apoio do governo. "É importante que as secretarias municipais e prefeituras incentivem a irrigação, um dos fatores mais importantes para amenizar as perdas enfrentadas em períodos de estiagem e que proporciona um considerável aumento na produtividade".
Mainardi destacou que todos os projetos são concebidos através das Câmaras Setoriais, que permitem um diálogo maior com os produtores, associações e municípios. "O foco da secretaria é sempre o aumento da renda do produtor, isso é o que nos move e o fruto desse esforço é o desenvolvimento do nosso Estado. Mas para isso é necessário o associativismo entre os municípios, agregar valor à produção e a diversificação das culturas, assim alcançaremos o objetivo da estabilidade de renda dos produtores".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura