SC Safra 2025/26: queda nos preços do arroz preocupa produtores
Boletim da Epagri aponta recuo de área e produtividade, enquanto milho avança e maçã deve ter forte recuperação
No ano em que completou nove anos de operações no Brasil, a Mahindra deu um novo passo na estratégia de expansão no país com o lançamento da pedra fundamental de sua nova fábrica em Dois Irmãos (RS). O anúncio foi feito durante evento que reuniu a rede de concessionários da marca, além de autoridades estaduais e municipais e colaboradores da unidade atual.
Segundo Jak Torretta Junior, CEO da Mahindra do Brasil, a nova planta, construída numa área de 83 mil metros quadrados, vai elevar a empresa a um novo patamar de produção no mercado brasileiro. “Com a nova fábrica, vamos triplicar a nossa capacidade produtiva, passando de 3 mil para 9 mil tratores por ano”, afirma o executivo.
Atualmente, o terreno em Dois Irmãos está em fase de terraplenagem. De acordo com Torretta, as obras civis da unidade começam efetivamente em janeiro de 2026, com previsão de início das operações em abril de 2027. A nova planta substituirá e ampliará a estrutura atual da Mahindra no país, permitindo aumentar o volume e diversificar o portfólio de tratores produzidos localmente.
Para Anderson Melo, diretor de operações industriais da Mahindra do Brasil, o diferencial do projeto vai além do incremento de capacidade. “A nova planta permite produzir mais, mas o principal é como ela será desenhada internamente”, observa. Hoje, a fábrica atual opera com seis modelos na linha principal de montagem. Com o novo layout industrial, a empresa prevê ampliar o número de modelos montados no Brasil.
Entre as primeiras novidades está a chegada de um novo trator de 50 cv, que deve se somar às linha já produzidas no país. A futura linha de montagem foi concebida em formato modular. “Será uma linha capaz de trabalhar com um mix que vai de 25 cv a 80 cv. Com essa flexibilidade, poderemos trazer todo o portfólio da Mahindra para o Brasil”, destaca Melo.
O diretor também reforça o significado estratégico da fábrica para o posicionamento da marca no país. “O grande significado desta planta é a presença firme da Mahindra em solo brasileiro, algo muito esperado pelos nossos concessionários e clientes”, afirma. Segundo ele, o projeto responde a um desejo antigo da companhia. “Hoje a gente torna realidade um sonho da Mahindra, de começar a ‘pintar’ o solo brasileiro com as cores da Mahindra.”
No cenário global, a nova unidade também se insere no plano de expansão da empresa fora da Índia, onde a Mahindra detém quase 45% de participação no mercado de tratores. Dentro dessa estratégia, Brasil e Estados Unidos são considerados mercados-chave. “Esta nova planta marca um acréscimo importante na expansão global da Mahindra. O investimento em Dois Irmãos será um hub principal para atender não apenas o Brasil, mas também a América Latina”, explica Melo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura