Macaúba é foco de apresentação em Simpósio

25.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A macaúba será a principal matéria prima debatida no II Simpósio Brasileiro de Palmeiras Oleíferas, que acontece nesta quinta-feira (27/08), na cidade de Montes Claros/MG.

O evento, promovido pela Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento será realizado durante o 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que teve início nesta segunda-feira (24).

Além desta palmeira oleífera, durante o Simpósio serão realizados levantamentos relacionados às pesquisas atuais com mais quatro palmeiras, no que se refere à ocorrência natural, domesticação, potencial de produção energético e outros usos.

Para iniciar os debates, o pesquisador Leonardo Bhering, da Embrapa Agroenergia, irá falar aos participantes sobre a identidade genética e potencial sustentável desta cultura. Na oportunidade, Bhering mostrará resultados de estudos referente à diversidade genética da cultura e a importância da realização de um manejo sustentável para a cultura desde a coleta de frutos de forma a evitar um “estrangulamento genético” na espécie. Pesquisas com a macaúba estão em andamento na Embrapa Cerrados. A palmeira tem alto potencial para produção de biodiesel, girando em torno de 4.000 litros/ha, reforça Leonardo.

Logo após esta apresentação, o professor da Universidade Federal de Viçosa, Sérgio Motoike, ministrará a palestra “Qualidade de mudas e micro propagação da palmeira macaúba”. Serão abordados tópicos como qualidade de mudas, micropropagação, manejo fitotécnico de culturas em implantação, arranjos populacionais, consórcio, sistemas de produção, adubação, Exploração de Variabilidade existente, formação de populações de melhoramento de macaúba e integração lavoura – pecuária.

Também estão programadas as palestras “A Rede de macaubeiros envolvidas com pesquisa no Estado de MG”, proferida por Francisco Augusto de Moura Filho da ONG TREM, “Mapeamento de palmeiras oleíferas por imagem de satélite ‘estudo de caso’ para identificação de maciços de macaúba”, apresentada pela pesquisadora da Embrapa Cerrados, Marina Vilela. O rendimento e a qualidade do óleo desta palmeira para a produção do biodiesel serão abordados pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rosemar Antoniassi.

Para encerrar o evento, o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, falará sobre as estratégias da logística de produção e uso de matérias primas no entorno de plantas industriais de biodiesel. Estas informações estão publicadas no Folder “Arranjos Produtivos Locais (APL’s) para biodiesel, que será distribuído aos participantes do II Simpósio Brasileiro de Palmeiras Oleíferas.

Daniela Garcia Collares

Embrapa Agroenergia

/ (61) 3448-4845

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025