Contrastes de belezas ilustram os papéis de parede de agosto do Grupo Cultivar
A Feira Internacional do Setor das Frutas e Hortaliças, que tem lugar de 19 a 21 de outubro, foi escolhida como enquadramento para a convocatória de diversos eventos mono-produto que irão atrair representantes da produção e da distribuição internacional. Deste modo, a edição 2011 da FRUIT ATTRACTION acolherá a visita dos participantes nestas atividades, uns profissionais de alto perfil, à medida da oferta competitiva que se apresenta no certame e com um potencial interessante para o negócio dos expositores. a realização destes eventos eleva, igualmente, o interesse do encontro comercial, porque, em conjunto com as transações próprias da Feira, a FRUIT ATTRACTION constitui-se como um foro para conhecer os últimos avanços registrados nos diversos âmbitos de investigação do setor, assim como as técnicas que podem ajudar o profissional no seu trabalho.
Entre outras atividades, no dia 18 de outubro, na jornada prévia à inauguração da Feira, terá início o VII Congresso mundial de promoção do consumo de frutas e hortaliças. 5 por dia, questão de saúde, organizado pela Associação 5 por dia. Um encontro que, durante duas jornadas, e entre outras questões, conceberá as estratégias desta entidade para promover o consumo de produtos horto-frutícolas e, portanto, hábitos mais saudáveis para a população. Do mesmo modo, no evento definir-se-ão as alianças entre os países que lideram a iniciativa 5 por dia para conjugar esforços e desenvolver atividades conjuntas.
Por outro lado, nos dias 19 e 20 de outubro, a Universidade Miguel Hernández de Elche, a Politécnica de Orihuela (Alicante), o Centro Internacional de Altos Estudos Agronômicos Mediterrânicos de Saragoça e o Centro Internacional de Altos Estudos Agronômicos Mediterrânicos (IAMZ-CIHEAM) -dependente da FAO-, organizam o Simposium Internacional sobre a Romã. Trata-se de um foro que pretende fomentar o encontro entre os investigadores, os técnicos e os empresários do setor da romã para que exponham e analisem tanto os trabalhos, como os avanços registrados no conhecimento da espécie. O prazo de inscrição para este congresso estará aberto até ao próximo dia 30 de maio e o modelo de requerimento poderá ser obtido através do Website da Feira
No dia 20 de outubro, a FRUIT ATTRACTION também acolhe a realização da Jornada sobre a fruta de caroço na distribuição européia, na qual profissionais do setor irão abordar aspectos relacionados com a produção e, sobretudo, com a comercialização na UE, à qual se destina mais de 95% da exportação espanhola deste tipo de fruta.
Ao passo que, coincidindo com a jornada de encerramento da Feira, em 21 de outubro, se convoca o Congresso Internacional sobre a produção e o consumo da Maçã: Apple Attraction, que aprofundará em diversas questões relacionadas com esta fruta: desde questões nutricionais, até às novas técnicas de melhoramento das suas variedades, passando pela análise da produção em países como a Itália, França, Espanha ou as tendências deste mercado.
Estes programas contribuirão para acrescentar visitantes de qualidade à FRUIT ATTRACTION e, portanto, gerar uma procura qualificada, com uma presença significativa do canal de distribuição internacional, à altura da oferta da Feira. Uma medida mais para fomentar a presença dos interlocutores adequados para criar novas oportunidades de negócio.
Na sua edição 2010, a FRUIT ATTRACTION já reuniu 453 empresas expositoras, 28% mais do que no ano anterior, em uma superfície líquida de exposição de 11.527 m². O certame contou com um total de 16.197 participantes profissionais de 72 países; com um destacado crescimento dos visitantes internacionais, que aumentaram 88% em relação à edição anterior. As previsões para a próxima convocatória são otimistas, já que, cinco meses antes da inauguração do certame, a superfície contratada aumentou quase 60% em relação ao mesmo período de 2010.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura