Gamit 360 CS é a mais nova tecnologia para cana da FMC
Um painel fotovoltaico de 9 metros quadrados, com capacidade de produzir 1.500kw/h, vai alimentar o estande da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, durante o dia, na Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola e negócios ranqueada entre as mais importantes do Brasil. A mostra agrotecnológica está na nona edição e será realizada entre os dias 28 de maio e 1° de junho no município. O equipamento faz parte de um projeto de posicionamento da Prefeitura na feira que ressalta a sustentabilidade, em cada detalhe do estande.
O painel fotovoltaico foi trazido da Bélgica especialmente para a feira. Sua geração será complementada pela rede elétrica, quando esta for menor que a demanda do estande. Quando a situação for inversa (mais energia solar que a demandada), ela será compensada na rede elétrica, o que reduz o gasto com energia da rede pública. Essa é a novidade do sistema ante às placas fotovoltaicas convencionais, segundo explica StéphanePérée, da empresa Enersol Brasil. “Ele não armazena energia pois não tem baterias, permitindo o uso alternado entre energia solar e elétrica”, afirma.Um medidor bi-direcional vai mostrar, em tempo real, o consumo do estande, e, se for o caso, quanto está sendo demandado da rede pública.
Essa iniciativa atende às pesquisas da Prefeitura por modalidades que permitam redução dos custos administrativos da gestão pública, associada a modelos mais sustentáveis de consumo. “Nossa ideia é, conforme a normatização da legislação nacional de geração de energia, implementar um projeto semelhante nos prédios públicos do município”, adianta o prefeito Humberto Santa Cruz.
O objetivo da prefeitura na Bahia Farm Show 2013 é chamar a atenção de produtores rurais, estudantes da Rede Pública Municipal e visitantes em geral para a importância do respeito à legislação ambiental. O estande destaca as declarações por parte do produtor rural no Cadastro Estadual Florestal dos Imóveis Rurais-CEFIR, equivalente estadual do Cadastro Ambiental Rural (CAR), suas Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal e todas as atividades agrícolas implementadas na propriedade rural. As instalações da PMLEM na feira foram construídas a partir de materiais ambientalmente sustentáveis, como o eucalipto. As telhas do estande são de concreto, que não necessita de queima no processo de fabricação. Além disso, para conseguir a Certificação de Carbono Zero, através da Andaterra, a prefeitura teve de plantar aproximadamente 400 mudas de espécies nativas do Cerrado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura