Morreu no último domingo, aos 84 anos, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o pesquisador e empresário Ottoni Rosa. Fundador da OR Sementes teve atuação destacada na pesquisa científica, com larga contribuição para a cultura do trigo.
Engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ajudou a organizar instituições de pesquisa e a melhorar o desempenho da cultura. Em nota a OR Sementes lamentou a perda. "A pesquisa, a tecnologia e o conhecimento perde hoje um grande protagonista. É com pesar e tristeza que comunicamos o falecimento do sócio e diretor da empresa OR Sementes, Dr. Ottoni de Sousa Rosa. Nos deixa um enorme legado que foi sua dedicação e pesquisa para as lavoura de trigo, faremos jus ao seu nome mantendo viva a sua história nos campos. Sentiremos diariamente a sua falta", diz o comunicado.
A Biotrigo, onde o filho Ottoni Rosa Filho é um dos sócios, também divulgou nota de pesar. "Nossos sentimentos a família e grande respeito por toda a história construída por ele dentro da cadeia do trigo que chegou até aqui pelos esforços de profissionais como Dr. Ottoni".
O Grupo Cultivar se associa aos votos de pesar e lamenta profundamente a perda que, para além da lacuna aberta na pesquisa em trigo, se reveste de muita tristeza e saudades entre familiares, amigos, colegas e admiradores de Ottoni Rosa.