Luto: Morre o pesquisador Paulo Sentelhas

Especialista em Agrometeorologia era professor da Esalq e membro efetivo do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB)

21.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar

Morreu nesta  terça-feira (21/09), aos 60 anos de idade, o professor e pesquisador Paulo Sentelhas, do Departamento de Engenharia de Biossistemas,  da Esalq/USP.  Especialista em Agrometeorologia, era membro efetivo  do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e um dos profissionais mais respeitados e queridos do setor. 

Por várias vezes Sentelhas dividiu seu conhecimento com os leitores de Cultivar Grandes Culturas, com artigos voltados  a ajudar o produtor a lidar melhor com os desafios climáticos e a construir aumento sustentável e responsável da produtividade. 
Simpático, de trato fácil e generoso para ouvir e ensinar, deixa uma lacuna imensa entre familiares, alunos e amigos.  A Revista Cultivar lamenta profundamente e se solidariza, diante de mais esta perda precoce e irreparável. 

Resumo da atuação profissional
Paulo Sentelhas  concluiu em 1987  graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL) - Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves. Se tornou mestre em Agronomia (Agrometeorologia), em 1992 e doutor em Agronomia (Irrigação e Drenagem) em 1998, pela Esalq. 
Fez pós-doutorado na Universidade de Guelph, no Canadá, de março de 2003 a outubro de 2004, e no consórcio Universidade de Guelph - Weather Innovations Incorporated em 2008, onde atuou como pesquisador visitante. Obteve o título de Livre-Docente em Agrometeorologia junto à Esalq em dezembro de 2004. 
Atuou como pesquisador no IPMET/UNESP (1988-1994) e no IAC (1994-1996). Desde março de 1996 era professor da ESALQ/USP. Foi secretário da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia de 1995 a 1997 e de 2001 a 2003 e seu presidente no biênio 2005-2007, quando também atuou como presidente da Federação Latinoamericana de Agrometeorologia. 
Atuou na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, tendo como  principais linhas de pesquisa agrometeorologia operacional, agroclimatologia e planejamento agrícola, evapotranspiração e balanço hídrico, agrometeorologia e doença de plantas e uso de modelos de simulação na avaliação do risco climático na agricultura. 
Atuou como Editor Associado da Revista Brasileira de Meteorologia e membro dos Comitês Editoriais das revistas International Journal of Biometeorology (ISBM - Springer), Italian Journal of Agrometeorology (SIA, Itália), Sugar Tech (Índia) e AgriScientia (Argentina). De 2005 a 2013 atuou como representante do Brasil junto ao Grupo de Especialistas em Agrometeorologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM-ONU). Foi membro da SBAgro (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia) e da INSAM (International Society of Agricultural Meteorology). Desde 2012 era membro do Comitê Julgador do Mumm Award da OMM e desde 2014 do juri do Environmental Respect Award da DuPont.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024