Morreu na madrugada desta segunda-feira (03/09) o pesquisador Dirceu Gassen, um dos mais entusiasmado e dinâmico profissional da agricultura brasileira. A notícia surpreende e entristece uma legião de alunos, colegas e admiradores do homem que dedicou grande parte da vida a compartilhar o vasto conhecimento acumulado em anos de pesquisas.
Preocupado com o produtor rural era um entusiasta da criação de grupos de discussões para melhorar o manejo no campo e aumentar a produtividade agrícola, onde contribuía de modo generoso com seu conhecimento e experiência. Em seu perfil em rede social acumulou nada menos que 42 mil seguidores.Com enorme talento para a fotografia tinha habilidades e sensibilidade impares para flagrar insetos e plantas. Colaborador assíduo e um dos mais antigos de Cultivar, por longos anos cedeu imagens para ilustrar inúmeros artigos e capas.
De trato fácil, alegre e sempre disposto a compartilhar deixa uma lacuna enorme. "Cada indivíduo dedica tempo, energia, conhecimento....para cultivar a paz, desenvolver o bem... de acordo com o caráter e valores que têm...", publicou em rede social na última quinta-feira (30/08), junto a uma de suas belas imagens, uma lavoura de cevada, na região central da Alemanha, infestada com papoulas nativas.
O velório acontece nesta segunda-feira (03/09) no Memorial da Paz, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul
Currículo
De acordo com o site do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), entidade de que fazia parte desde 2011, Dirceu Gassen formou-se Engenheiro Agronômo pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul em 1977. Tornou-se Mestre em Agronomia na Área de Fitotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980.- Estudou pragas de solo na Nova Zelândia. Cursou Controle Biológico de pragas nos Estados Unidos.
Experiência Profissional
- Pesquisador em manejo integrado de pragas de fruteiras, EMPASC, Caçador, SC. 1979-81.
- Pesquisador em manejo integrado de pragas de trigo, insetor de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, desde 1981.
- Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do RS. Porto Alegre, RS. 1995-97.
- Gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda, desde julho 2000.
- Editor técnico da Revista Plantio Direto.
- Sócio da empresa Vértice Agrícola - Agricultura de precisão.
- Mais de 200 públicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura.
- Livros publicados nas Áreas de pragas, controle biológico e plantio direto.
- Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países.