‘Seminário: Projeto Seringueira’ destaca cultura para comunidade de Gurupi e Araguaçu

12.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

A produção de látex está em crescimento no Tocantins e é esperado um crescimento expressivo de florestas plantadas para os próximos anos. Para estimular a heveicultura (cultivo de seringueira) no Tocantins, será realizado o “Seminário: Projeto Seringueira”, nesta terça-feira (13), em dois municípios na região Sul do Estado. Das 8 às 11h, no auditório do Sebrae, em Gurupi, e das 19h às 22h, no Sindicato Rural de Araguaçu. Os eventos são organizados pela empresa RNBE – Rede de Negócios do Brasil e Empreendedores, e, parceria com o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e os Sindicatos Rurais dos municípios, além de apoio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

O engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Gomes Paixão Filho, participará dos dois eventos e fará apresentações mostrando as principais ações que estão sendo desenvolvidas para estimular a cultura do seringal no Estado. Na explanação, com o tema “Diretrizes para Estruturação da Política Estadual de Florestas Plantadas”, constam assuntos focados nos polos de seringueira do Estado, como o mapeamento das áreas de produção, os tipos de financiamentos, a comercialização fator determinante na garantia da compra, e produção de mudas. Além disso, serão mencionadas as três unidades experimentais que serão implantadas nos polos e as escolas de sangrias.

Nos encontros também serão debatidos temas voltados para a cadeia produtiva da borracha; linhas de crédito para cultivo do seringal; licenciamento ambiental; Ferrovia Norte Sul, um novo canal de negócios e contabilidade rural.

A expectativa do Governo Estadual é que o cultivo de seringueira aumente nos próximos seis anos em torno de 300%. Atualmente, o Estado possui uma área plantada de 2.554 hectares, a expectativa para 2017 é chegar aos 7.500 hectares plantados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025