Livro sobre doenças da cenoura é lançado em Congresso de Fitopatologia

Um dos autores, o pesquisador Ailton Reis, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF)

06.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Paula Rodrigues

O lançamento da publicação "Doenças da Cenoura" ocorreu durante o 49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, realizado em Maceió, capital alagoana, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Um dos autores, o pesquisador Ailton Reis, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), falou sobre a proposta do livro e sorteou um exemplar para os participantes do evento.

"O foco da publicação é facilitar a identificação dos sintomas, a partir de imagens ilustrativas, e oferecer informações para o manejo de doenças da cenoura", contextualiza Reis ao destacar que o conteúdo do livro é técnico e, por isso, destina-se prioritariamente aos profissionais da extensão rural, estudantes e agricultores.

A estrutura do livro categoriza as doenças pelo órgão afetado da planta como folhas ou raiz, mas há também tópicos sobre doenças comuns na fase de pós-colheita e de produção de sementes. "O cuidado com a qualidade da semente é fundamental porque algumas doenças, causadas por fungos ou bactérias, chegam às lavouras por meio desse insumo", assinala o pesquisador que ainda acrescenta: "o produtor deve estar atento para adquirir sementes de empresas idôneas".

Zelar pela sanidade do produto após a colheita também é importante porque, como qualquer hortaliça, a cenoura possui uma grande quantidade de água, o que pode propiciar a infecção das raízes por fungos e bactérias, causando diversos tipos de podridão. "É preciso seguir as boas práticas também nas etapas de transporte, armazenamento e comercialização para evitar a contaminação do produto colhido saudável", pondera Reis.

Medidas de controle

Embora as doenças de raiz possam causar danos severos à parte comercializável da planta, a principal doença da cenoura ocorre na parte aérea e compromete o desenvolvimento e a produtividade: trata-se da queima das folhas, causada por um complexo de microrganismos que envolve três agentes – dois fungos e uma bactéria.

Segundo o pesquisador, independente da doença ou da parte afetada, o melhor caminho é o manejo integrado da doença e não somente o uso de um método de controle isolado. "Conhecer o histórico de plantio da área, evitar solos contaminados e utilizar cultivares com tolerância ou resistência são algumas medidas preventivas que devem ser tomadas para evitar, inclusive, a necessidade do controle químico", comenta, ao ressaltar a preocupação da Embrapa quanto ao uso indevido de defensivos.

Ainda que o panorama do cenário da produção da cultura no Brasil aponte para grandes áreas com alto nível tecnológico, cultivadas sob pivô central, especialmente na região do Cerrado, nos municípios de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a cenoura é uma cultura que se adapta bem ao cultivo orgânico, principalmente cultivares desenvolvidas para o período do verão e com resistência a doenças.

"O livro tece breves comentários sobre o controle de doenças na produção orgânica de cenoura, com foco especial no manejo da lavoura", frisa Reis que também ressalta que a publicação oferece informações sobre distúrbios fisiológicos da cenoura, que são doenças decorrentes de fatores ambientais, nutricionais ou hídricos.

Serviço

O livro "Doenças da cenoura", de autoria dos pesquisadores Ailton Reis e Carlos Alberto Lopes, da Embrapa Hortaliças, está disponível para venda no site da Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria) pelo valor de R$ 15,00 cada exemplar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024