Embrapa lança porta-enxerto para goiabeira resistente a nematoide
A cultivar BRS Guaraçá é uma planta híbrida, que mistura características de goiabeira e de araçazeiro, para ser utilizada como porta-enxerto
A Lindsay América do Sul traz para o Brasil novas tecnologias para o FieldNET. Esta, que é uma ferramenta de gerenciamento sem fio totalmente integrada, agora ganha um suporte de decisão adicional e chega com o FieldNET Advisor.
A tecnologia, que será lançada oficialmente durante a Agrishow, que ocorre de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto/SP, é uma solução de irrigação inteligente que proporciona ao produtor o suporte para esclarecer as dúvidas na hora de irrigar. Antes, essas informações estavam disponíveis em locais e dispositivos diferentes, o que não facilitava a atividade e ainda demandava mais tempo. Agora com a nova tecnologia, a tomada de decisões de manejo da irrigação é realizada com mais confiança e assertividade.
Em um único mapa ou exibição em lista, já é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água do solo, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura. Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um toque no botão em um smartphone, tablet ou computador.
De acordo com o gerente de tecnologia da Lindsay, Bruno Perroni, o FieldNET Advisor simplifica a vida do produtor, pois, reuniu mais de 40 anos de pesquisas acadêmicas, previsão de clima e dados de solo, como a já conhecida tecnologia do FieldNET para gerenciar os pivôs. “Isso tudo parece complexo, mas não é. Hoje, para irrigar com confiança, é preciso somente uma plataforma ou aplicativo. Ele envia as recomendações de irrigação e ainda programa automaticamente o pivô. É preciso apenas aplicar o plano, e claro, tudo em uma mesma tela”, destaca.
Segundo o gerente de tecnologia, com o FieldNET Advisor a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico, atingindo o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, como foco em reduzir os custos com energia o uso da água, além de deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs.
Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção e reduziram o consumo de água. “Temos casos com economia de 40%, claro que depende da forma que o produtor irriga. Porém, na média, a economia tem sido entre 15% a 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro”, diz o profissional.
Com o FieldNET Advisor, o produtor também economiza tempo, pois, a tecnologia fornece as recomendações e alertas do manejo de irrigação. “Com certeza a tecnologia é um grande diferencial da empresa, por isso nossa ferramenta de manejo, integrada a já reconhecida plataforma FieldNET recebeu importantes prêmios nos EUA. Nossa ideia é mostrar como é simples tomar boas decisões de irrigação e executá-las, sem sair da mesma tela. A Lindsay simplificou a vida do produtor, e é isso que vamos mostrar na feira”, finaliza Perroni.
Durante a Agrishow, o visitante poderá conferir o portfólio completo da Lindsay e suas tecnologias para irrigação, compostos por pivôs centrais e produtos resistentes e confiáveis e que têm a sustentabilidade como um de seus principais pilares.
A empresa também levará para a feira o novo conjunto de rodas para pivô central chamado NFTrax, agora chamado NFTrax 2.0, com novo desenho e opções de garras mais altas.
A solução não utiliza ar nas rodas e com isso não murcham e minimizam a formação dos sulcos, economizando tempo, mão de obra e custos de reposição. Essa tecnologia ajuda os pivôs a não parar por atolamento. “A Lindsay sempre esteve focada em desenvolver e oferecer aos nossos clientes produtos de alta tecnologia que vão garantir facilidade e ganhos econômicos ao produtor”, finaliza o gerente de tecnologia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura