Liconic e ARPAC anunciam parceria para integração técnica em drones

A parceria trará maior eficiência, sustentabilidade e redução de custos na operação de drones

16.05.2022 | 14:14 (UTC -3)
Mayara Martins

A Liconic, startup pioneira no desenvolvimento de sistemas híbridos a base de etanol para drones, inicia parceria com a marca ARPAC, startup de pulverização agrícola, pioneira nacional nesse nicho de mercado, sendo uma conquista expressiva para ambas as empresas e representando um avanço tecnológico que trará benefícios para o setor agrícola. De acordo com o CEO da Liconic, Jovis Arruda, “Nosso objetivo é fazer uma integração técnica do nosso produto LPU (Liconic Power Unit) nos drones da ARPAC. Dessa forma, conseguiremos contribuir positivamente para que a startup parceira aumente ainda mais o seu poder de escala, contando também com o âmbito sustentável”, explica o empresário.

Parceria na prática: o conceito de “integração técnica”

“Integração técnica é quando uma fabricante de aeronaves tem interesse em colocar nosso produto dentro do produto deles, e, para isso, temos que juntar as equipes de engenharia para colaborarem nesta integração do nosso produto na aeronave”, ressalta o CEO da Liconic sobre a parceria com a ARPAC. “Isso consiste em adaptar peças no produto deles, bem como a gente modificar peças no nosso, e, por fim, juntar os dois equipamentos e concluir com testes de integração. Normalmente, quando juntamos dois equipamentos que antes não se comunicavam, são necessários diversos ajustes para que eles funcionem corretamente juntos”, complementa o empresário.

Nessa parceria, as principais responsabilidades da Liconic consistem em fornecer o apoio de engenharia para integração técnica do projeto, entregar os protótipos funcionais e validar o funcionamento de todos os sistemas em operação real, com apoio da ARPAC; para então, no futuro, fornecer a produção, suporte e operação do produto que será integrado (A LPU).

Por outro lado, a cargo da ARPAC, fica o dever de fornecer acesso a informações dos produtos, bem como apoio técnico, visando o bom desenvolvimento do projeto de integração de um protótipo em seus drones. Após o projeto de “integração técnica”, tendo todos os objetivos concluídos, a ARPAC deve proceder com a contratação dos serviços de tal equipamento com a Liconic.

Por fim, trata-se de uma iniciativa que promete impactar positivamente o setor agrícola, uma vez que a LPU tornará os drones da ARPAC ainda mais práticos, sustentáveis, inovadores e tecnológicos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024