Lavouras de soja apresentam boas condições no Paraná

Boletim de condições de tempo e cultivo desta semana traz novos dados sobre os cultivos no estado

05.11.2024 | 14:50 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do Deral
 Foto: Jaelson Lucas
 Foto: Jaelson Lucas

O plantio de soja segue intensificado no Paraná, e está adiantado em relação ao ano anterior em algumas regiões. O cenário é positivo, principalmente devido ao clima favorável e a redução da área de trigo. É o que indica do Boletim de Condições de Tempo e Cultivo referente ao período de 29 de outubro a 4 de novembro de 2024, publicado hoje pelo Departamento de Economia Rural (Deral) do estado. 

De maneira geral, as lavouras de soja apresentam boas condições, embora haja reclamações pontuais sobre a falta de chuva em algumas localidades e replantios. Ainda assim, as perspectivas de produtividade são animadoras.

O plantio de arroz está seguindo conforme o cronograma, e também foi beneficiado pelas chuvas recentes. Outras culturas beneficiadas pelas precipitações foram a da alface, do tomate e do café. Nos cafezais, produtores relataram boas condições na floração, que favoreceram a consolidação das flores, elevando a expectativa para a próxima safra.

Arroz irrigado em Santa Cruz de Monte Castelo; foto: Vitor Lago
Arroz irrigado em Santa Cruz de Monte Castelo; foto: Vitor Lago

As precipitações recentes também beneficiaram o milho, especialmente as lavouras recém implantadas, assim como o aumento das temperaturas. Em alguns municípios, foi observado a troca da semeadura de milho para silagem pela cultura do sorgo, motivada por fatores como custo e produtividade

Já a colheita da cana-de-açúcar foi prejudicada, sendo necessário a sua interrupção devido às condições climáticas, ainda que a boa umidade do solo está sendo favorável para as lavouras que estão na fase inicial de desenvolvimento.

A colheita da mandioca está sendo realizada conforme o previsto no estado. As chuvas ocorridas também foram benéficas para a cultura, mas muitas lavouras tiveram que ser replantadas devido à seca no período de plantio. 

As boas condições de tempo da última semana também beneficiaram a colheita do trigo. As produtividades melhoraram, mas ainda estão abaixo da expectativa em função do encurtamento do ciclo, devido as altas temperaturas. Algumas áreas, por exemplo, não serão colhidas pois apresentam baixa qualidade, ainda que o produto colhido mais recentemente atende aos critérios da indústria alimentícia. 

A colheita da cevada também seguiu, mesmo impactada pela seca e pela geada. Apesar disso, algumas regiões apresentam produtividades acima da média. Em relação a qualidade, os grãos colhidos atendem à maioria dos critérios de classificação, sendo destinados à produção de malte. 

Outra colheita que está progredindo dentro do esperado é a da cultura da cebola. As áreas mais precoces apresentam produtividades dentro das expectativas, mas a comercialização dos bulbos está sendo retardada devido aos baixos preços recebidos. 

Em algumas lavouras de tabaco, houveram registros de chuva de granizo, que atingiram o cultivo. A maior parte da área, segundo o relatório, possui seguro, o que ameniza os prejuízos financeiros. 

Em contrapartida, as altas temperaturas afetaram as regiões produtoras de feijão, com relatos de abortamento das flores. O frio ocorrido anteriormente também pode ter sido prejudicial. Contudo, as lavouras estão boas de forma geral, podendo apresentar bons rendimentos. 

Feijão em Goioxim; foto: Antônio Manfio
Feijão em Goioxim; foto: Antônio Manfio

As frutas de verão, como uvas, goiaba e laranja, ainda estão no início da colheita. 

Mel - as expectativas para a produção de mel são positivas. Segundo o Deral, o baixo volume de chuvas entre setembro e outubro propiciou que as abelhas aproveitassem a florada durante a primavera, com perspectivas de alta produção.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro