Massey Ferguson bate novo recorde de vendas de tratores em outubro
Beneficiada pelas condições meteorológicas, a safra deste ano de milho evolui de maneira bastante satisfatória, com a maioria das lavouras apresentando bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, aproximadamente 2% do total já semeado começa a entrar em floração, com as plantas apresentando bom aspecto fitossanitário. O plantio segue sem maiores problemas, com os produtores avançando sobre 69% da área prevista para esta safra e as sementes já germinaram sem dificuldades em 62% da área. Nas lavouras mais adiantadas, os produtores seguem os trabalhos de controle de inços e eventuais pragas, além de aplicarem adubos nitrogenados em cobertura, com o objetivo de manter o bom padrão das lavouras.
A lavoura de feijão se encontra em evolução, chegando aos 87% da área estimada. Os agricultores estão aproveitando os intervalos de tempo sem precipitações para avançar na área a implantar, diminuindo a diferença de atraso sobre a média histórica. A cultura segue com bom desenvolvimento e os produtores tendo alguns cuidados com focos de doenças em áreas pontuais, em razão da umidade e altas temperaturas.
Mesmo com os momentos de paralisação, devido às chuvas mais intensas em algumas zonas produtoras de arroz, o processo de plantio como um todo segue dentro da normalidade, com os produtores semeando, até esta semana, 60% da área prevista. Apesar de algumas falhas provocadas pelas enxurradas, a germinação também vem ocorrendo sem problemas, com 55% das lavouras se enquadrando nesta fase e apresentando bom desenvolvimento inicial.
O plantio da soja aumentou 13 pontos percentuais nesta semana, chegando a 25% do total da área prevista. Sem problemas quanto à falta de umidade, as sementes germinam sem dificuldades em 21% da área. Estes números, apesar do significativo salto verificado nos últimos dias, ainda deixam o atual plantio em atraso na comparação com a média das últimas cinco safras. Com o encaminhamento, para o final, da colheita de trigo, o plantio da atual safra deverá se intensificar nos próximos dias.
Segue a colheita da safra 2009 de trigo. Na semana, o percentual de colheita atingiu 52% da área plantada, aumentando 14 pontos em relação à anterior. Mesmo assim ficou 13 pontos atrás da média. Apesar do tempo úmido ocorrido desde o final do processo de maturação das lavouras, a qualidade do grão colhido, ao contrário do que se podia esperar, tem se mantido satisfatória, com muitos casos de PH próximo aos 82.
Inicia-se a colheita da safra de tomate na região Serrana, apresentando muito bom aspecto geral dos frutos. As plantas ainda se ressentem das adversidades ocorridas, primeiro do excesso de chuvas e, depois, por temperaturas demasiado altas, principalmente por estarem com as variedades do cedo estabelecidas em locais de baixa altitude e ambientes mais quentes. Nesse momento, intensifica-se o transplante das variedades da safra do tarde
Na Serra Gaúcha, maior região produtora de uva do país, a cultura se desenvolve bem, com boa sanidade e ausência de pragas. A brotação é exuberante até o momento. Variedades superprecoces em locais mais quentes já estão com as bagas tamanho ervilha. As variedades viníferas, híbridas e a principal variedade cultivada, a Isabella, se encontram em pleno florescimento. Na região, o momento é de maior intensidade com a poda verde, requerendo muita dedicação, devido ao elevado número de brotos.
Raquel Aguiar
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
51 2125-3105 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura