Receita gerada com exportação dos Cafés do Brasil atinge US$ 357,6 milhões em maio de 2021
Volume físico exportado foi de 2,6 milhões de sacas de 60kg, o que representa uma queda de 20,3% em relação a maio de 2020
As lavouras de grãos plantadas no estado de Minas Gerais começam a ser pesquisadas esta semana pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados irão auxiliar na composição do 10° levantamento 20/21, juntamente com dados dos demais estados.
Em razão da pandemia de COVID-19 o trabalho será realizado na modalidade remota. A pesquisa verificará o andamento da colheita da safrinha no estado. O trabalho será direcionado para as lavouras de algodão, amendoim, milho 2ª safra, feijão 2ª safra, feijão 3ª safra, sorgo e girassol.
Dentre as variáveis acompanhadas estão: área, produtividade, estádio fenológico das culturas, crédito e financiamento das lavouras, doenças e pragas e fatores climáticos. Participam com informações para o trabalho as cooperativas, empresas técnicas de assistência, revendas de insumos e empresas de projetos rurais. São mais de 60 municípios pesquisados em nove macrorregiões do estado.
A estimativa de safra no último levantamento efetuado pela Companhia evidenciou uma tendência de decréscimo nas estimativas para todas as culturas de grãos em Minas Gerais, devido ao impacto do déficit hídrico nas lavouras, o que tem afetado a produtividade e o desenvolvimento adequado das culturas.
O trabalho de pesquisa dos técnicos segue até o dia 25 de junho e os resultados serão divulgados no site da Companhia, no dia 8 de julho, com informações das lavouras dos demais estados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura