Lavoro assume o controle de mais uma distribuidora de insumos agrícolas

A Referência Agroinsumos, do Rio Grande do Sul, representa a primeira operação de distribuição no varejo da Lavoro naquele estado

13.03.2023 | 09:20 (UTC -3)
Cultivar, com informações Lavoro

A Lavoro anunciou a execução de um acordo para adquirir o controle societário da Referência Agroinsumos, sediada em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. A parceria representa a primeira operação de distribuição no varejo da Lavoro naquele estado, tornando-a um importante jogador na região.

Fundada em 2006 por Alessandro Mainardi, Homero Quadros e Laôni Zancan, a Referência possui nove locais de distribuição e mais de 80 funcionários, atendendo aproximadamente 2 mil clientes nas cidades de Bagé, São Sepé, Rosário do Sul, Pelotas, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Giruá e Dom Pedrito. Os sócios fundadores permanecerão no negócio após o fechamento desta transação.

"Estamos muito felizes com a chegada da Referência ao grupo Lavoro. Embora já operemos no Rio Grande do Sul por meio dos redistribuidores Casa Trevo e CATR, esta aquisição representa nossa primeira operação de distribuição de insumos no estado. É um grande negócio, que fortalece ainda mais nossa marca e presença no Brasil", comemora Ruy Cunha (foto acima), CEO da Lavoro.

A Referência, que vende insumos de grandes marcas como Bayer e Corteva, cresceu aproximadamente 43% ao ano nos últimos quatro anos, abriu sete locais no estado e registrou uma receita líquida de aproximadamente R$ 300 milhões, no ano fiscal de 2022.

A maior parte do mix de vendas do distribuidor do Rio Grande do Sul é nas vendas de pesticidas e sementes, mas a Referência também oferece um portfólio completo de fertilizantes granulados e produtos especiais. Acredita-se que a empresa seja uma das principais distribuidoras de sementes de arroz híbrido no estado e tenha uma parceria consistente com a Ricetec, um dos maiores produtores de sementes do mundo.

A transação faz parte da estratégia de expansão da Lavoro e está totalmente alinhada com as estratégias de negócios do grupo. "Temos grandes planos de expansão para a Referência nos próximos anos para fortalecer o portfólio de nossa empresa", acrescenta o CEO da Lavoro.

O fechamento da transação está sujeito às condições precedentes habituais para este tipo de transação, incluindo aprovação prévia da autoridade antitruste brasileira (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024