Lavadora de água quente da JactoClean utiliza etanol

29.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

A JactoClean – referência nacional em equipamentos para limpeza – será destaque da Higiexpo 2011, 21ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, a ser realizada de 3 a 5 de agosto, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte (SP).

No evento, que é considerado o maior deste setor na América Latina, a JactoClean anuncia o lançamento de uma inovação mundial: a lavadora de alta pressão com água quente modelo J15000H – ECO, que utiliza etanol (álcool combustível) para o aquecimento da água. Além de estar exposto em seu estande – entre as Ruas B e C –, o equipamento será destaque do local reservado às inovações da Higiexpo - Rua F, no mesmo espaço do Higiexpo Fashion.

Indicada para uso industrial, a J15000H – ECO da JactoClean proporciona um desempenho superior em locais que precisam de água quente para desengraxar, desengordurar e diluir sujeiras incrustadas, sendo ideal para indústrias alimentícias, petroquímicas, frigoríficos, abatedouros, usinas e outras empresas que buscam soluções mais sustentáveis para a limpeza pesada.

Isto porque o etanol é considerado uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis derivados de petróleo - que hoje são utilizados para o aquecimento da água nas lavadoras de alta pressão. Ele reduz a taxa de emissão de poluentes na atmosfera e, devido às suas composições químicas, não libera o gás tóxico e corrosivo dióxido de enxofre (SO2) presente na queima do querosene e diesel. E a cana, principal planta da qual é extraído, absorve grande parte do gás carbônico (CO2) emitido durante a sua combustão.

A tecnologia do produto é da própria JactoClean, que pertence ao Grupo Jacto, reconhecido mundialmente por seu pioneirismo e tradição em oferecer produtos de confiança, eficientes, seguros, duráveis e de qualidade superior. O depósito do pedido de patente desta que é a primeira lavadora de alta pressão com água quente do mundo a utilizar o etanol para esta aplicação foi registrado em abril de 2010.

“Esse lançamento da JactoClean é uma alternativa às lavadoras de alta pressão que utilizam querosene ou diesel para o aquecimento de água. A utilização do etanol como combustível exigiu novos conceitos de projeto, mas temos estrutura, competência e domínio tecnológico para desenvolver, fabricar e testar soluções inteligentes para os mais variados serviços de limpeza, sempre feitos com rígidos critérios de qualidade e segurança”, enfatiza o diretor da JactoClean, Antonio Luis Francisco.

A J15000H – ECO será fabricada pela JactoClean no Brasil, assim como as demais lavadoras de alta pressão que são comercializadas pela marca. A durabilidade, baixos custos de manutenção e a possibilidade de reposição de peças que se desgastam ao longo do uso fazem com que as soluções da empresa tenham o melhor custo-benefício, se comparados aos equipamentos similares disponíveis no mercado.

Por utilizar água quente na limpeza, o lançamento torna mais ágil a remoção de sujeira, proporcionando redução do tempo de trabalho, economia de água e eficiência na lavagem. A J15000H – ECO está disponível em dois modelos:

• Com vazão máxima de 12 litros por minuto, aquece a água a até 120º C. Na versão com tensão trifásica (220 V, 380 V e 440 V–60Hz) e motor de 5CV, tem pressão máxima de trabalho de 2300psi (160 bar), pressão máxima admissível de 2700psi (190 bar) e consumo de energia de 3800 W. Já o modelo monofásico (220 V–60Hz) e motor de 3CV, tem pressão máxima de trabalho de 1500psi (100 bar), pressão máxima admissível de 1800psi (125 bar) e consumo de energia de 3600 W.

• Com vazão máxima de 20 litros por minuto, aquece a água a até 80º C. Está disponível com tensão trifásica (220 V, 380 V e 440 V–60Hz) e motor de 7,5CV. Tem pressão máxima de trabalho de 2000psi (140 bar), pressão máxima admissível de 2300psi (160 bar) e consumo de energia de 7200 W.

Tanto os tanques de combustível como o de detergente possuem capacidade de 35 litros. Para sua maior durabilidade, essa lavadora de alta pressão conta com:

• protetor térmico tipo fenólico no motor, para proteção contra superaquecimento causado por sobrecarga, travamento do rotor e queda de tensão;

• disjuntor elétrico magnético, que protege contra corrente do painel de comando;

• sensor de nível de combustível, que evita a queima da bomba de combustível por falta de etanol;

• relé que protege o motor contra falta de fase da rede elétrica;

• sistema de temporizador, que após o uso do aquecimento, mantém o ventilador da caldeira ligado por mais 10 segundos e auxilia no resfriamento e expulsão de gases;

• e serpentina de aço inox.

No seu estande, a JactoClean terá uma equipe especializada para apresentar aos visitantes os detalhes técnicos da J15000H – ECO e dos demais equipamentos em exposição, dentre eles, lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquido, limpadoras a extração, pulverizadores costais, motobomba para climatização, acessórios e detergentes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025