Ministro Cassel entrega tratores pelo Mais Alimentos na Expointer
Foi concorrida a solenidade de lançamento de tecnologias da Embrapa, ocorrida quinta-feira (03/09), na Casa da Tecnologia, na Expointer 2009.
O evento contou com a presença do Diretor-Presidente, Pedro Arraes, de chefes das Unidades do Sul do País, além de autoridades de órgãos e instituições do Governo Federal, estadual e municipal, associações, parceiros, imprensa, colaboradores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, empresas vinculadas e empregados de todas as Unidades do Sul.
Em seu discurso, Arraes lembrou que a Embrapa á plural porque o Brasil também o é. No entanto, não tem capacidade capilar. O sucesso de seu trabalho depende de parceiros, especialmente aqueles que auxiliam a Empresa na tarefa de fazer chegar ao campo, os resultados das pesquisas que têm um objetivo bem claro: aumentar a renda e a qualidade de vida de centenas de produtores rurais.
O trabalho dos parceiros é tão importante que a Empresa homenageou, com o troféu “Parceiros da Agricultura”, alguns deles, como forma de reconhecer e valorizar pessoas e empresas que apóiam o trabalho da Embrapa. A iniciativa, que partiu das chefias das Unidades da Região Sul, foi entregue à Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – Fetrasul, na categoria Agricultura Familiar, pelo trabalho realizado junto às famílias dedicadas à agricultura familiar; à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – Fiergs, na categoria Agricultura Empresarial, pelo desenvolvimento de biocombustíveis no Rio Grande do Sul; à Petrobrás Combustíveis, na categoria Inovação, pela abertura de uma nova frente para produção de combustíveis, a partir da valorização da produção agrícola. Na categoria Comunicação a homenagem foi para a Revista A Granja, pela sua colaboração na divulgação das principais ações de pesquisa da Embrapa.
Lançamentos: Mantendo a tradição de todos os anos, de lançar tecnologias e produtos desenvolvidos especialmente para os produtores do Sul do País, a Embrapa fez os seguintes lançamentos:
Duas cultivares de pêssego: BRS Libra e BRS Âmbar – resultados do trabalho de melhoramento desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), em parceria com o Escritório de Negócios de Campinas, SP, da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF). A BRS Libra é uma das primeiras variedades de pessegueiro a receber o certificado de proteção no Brasil conferindo segurança genética e qualidade à nova cultivar. A BRS Âmbar, por sua vez, atende às especificações da indústria com características desejáveis como: polpa amarela e firme, sabor doce-ácido, diâmetro aproximado de 6 cm.
Cultivar de trigo BRS 296: tem como principais características a sanidade e a rusticidade, fatores que permitem um baixo custo de produção nas diversas regiões tritícolas.
Catálogo de Cultivares de Citros de Mesa 2009 e Zoneamento de Oliveiras no Rio Grande do Sul: duas publicações da Embrapa Clima Temperado. O Catálogo apresenta detalhes de 13 cultivares de citros pesquisadas pela instituição e adaptadas a região. O Zoneamento de Oliveiras, por sua vez, apresenta detalhes das condições climáticas para o plantio de oliveiras no RS, identifica a região onde o plantio é recomendado.
Cartilha “Gripe A – Recomendações para a Prevenção na Suinocultura”, editada pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC). A cartilha traz uma série de orientações aos produtores para que possam adotar, em suas granjas, medidas preventivas, como reconhecer os sinais de contaminação de suínos por pessoas e a contaminação de pessoas por suínos, caso venham a ocorrer. A cartilha traz também, práticas e cuidados sanitários que os trabalhadores de abatedouros precisam ter quando atuam no recebimento e condução dos animais para abate.
Convênio: foi assinado também convênio com a Agricoop – Cooperativa Central Agrofamiliar para qualificar técnicos e produtores em ações de transferência de tecnologias. Agricoop tem sede em Erechim, RS, e reúne 12 cooperativas, somando cerca de 3.500 produtores da Região do Alto Uruguai, Celeiro e Missões. A média de recebimento é de 200 mil litros de leite/dia. somando cerca de 3.500 produtores da Região do Alto Uruguai, Celeiro e Missões. A média de recebimento é de 200 mil litros de leite/dia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Embrapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura