Lançado programa para recuperar matas ciliares

17.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Um programa-piloto de incentivo à recomposição de matas em beiras de rios e córregos foi lançado em Palotina. A iniciativa é da Organização das Cooperativas Brasileiras, da embaixada britânica, das cooperativas C.Vale e Copacol e da ONG Iniciativa Verde. Lideranças de cooperativas, de órgãos governamentais, políticos e produtores participaram do ato de lançamento do programa, no último dia 15 de dezembro, na propriedade do associado da C.Vale Nelson Viletti, em Linha Santa Fé.

Chamado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Florestal, o programa destina recursos para o pagamento de despesas com a construção de cercas, dessecação, mão-de-obra e manejo durante dois anos. As mudas são doadas pelos órgãos ambientais e prefeituras.

O gerente de mercado da Organização das Cooperativas Brasileiras, Evandro Scheid Ninaut, diz que a iniciativa demonstra a preocupação das cooperativas com a preservação ambiental. Ele revelou que o programa vai mostrar que o plantio de árvores dá acesso aos recursos provenientes de créditos de carbono. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, entende que a recuperação de matas ciliares é a contribuição do produtor à causa ambiental. Ele acredita que programas como o MDL vão fazer com que, em pouco tempo, não existam mais rios ou córregos sem matas ciliares.

O coordenador de projetos da Embaixada Britânica, Daniel Grabois, explica que o programa cria meios para que a agricultura compense os efeitos da emissão de gases causadores do efeito estufa. “Essa questão das mudanças climáticas é central para o governo britânico”, justificou.

O produtor Nelson Viletti plantou 3 mil mudas na propriedade de 20 alqueires (48 hectares). “Estamos fazendo a nossa obrigação para a preservação do meio ambiente. Agradeço à C.Vale pela assistência técnica”, comentou. Viletti é um dos 11 produtores que participam do programa.

Sára Ferneda Messias

Assessoria Imprensa C.Vale

(44) 3649-8021

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025