Seminário vai discutir Indicação Geográfica para o café do Sul de Minas
A cerimônia de lançamento oficial da Exposição e Conferência Agropecuária do Alto Paranaíba (Expoalto 2010) foi realizada na noite de quinta-feira (20/05), em Araxá/MG.
A cerimônia reuniu autoridades e lideranças empresariais de diversas cidades da região, evidenciando o caráter pioneiro do evento, voltado para o setor produtivo, com o objetivo de proporcionar a maior interação possível da Universidade Federal de Viçosa. A Expoalto 2010 será realizada no campus da UFV em Rio Paranaíba, nos dias 5, 6 e 7 de agosto próximo.
Ao fazer a apresentação do evento, o diretor do campus de Rio Paranaíba, professor Luciano Baião Vieira, falou sobre a implantação da UFV na região, relatando a trajetória da Universidade em Rio Paranaíba, a infraestrutura de que dispõe e os cursos oferecidos. Salientou o grande potencial que se abre para o agronegócio, colocando a tradição e a inegável excelência da UFV lado a lado com a significativa demanda do setor produtivo regional, buscando a inovação tecnológica e a otimização de todos os fatores relacionados com a atividade produtiva.
Além da transferência de tecnologia, a Expoalto 2010 possibilitará a interação entre os participantes, ensejando intercâmbio de experiências e a realização de negócios. Serão realizados cursos de curta duração, mesas-redondas e exposição de máquinas e implementos. A participação de toda a comunidade também é considerada fundamental, com uma programação especial de lazer e cultura. Um dos destaques do evento será a Clínica Tecnológica, que possibilitará ao interessado uma consultoria individualizada para suas demandas.
Como ficou evidente em todas as intervenções dos participantes da cerimônia de lançamento, a realização da Expoalto, além de representar uma proposta diferenciada no calendário de eventos, irá contribuir positivamente para o agronegócio da região, aportando informações e novas técnicas para o produtor. Também foi apontado como ponto positivo o surgimento novas oportunidades de negócios para toda a economia regional, não apenas os relacionados com a produção agropecuária, mas aqueles vinculados ao setor de serviços, como a promoção de eventos na área de lazer e cultura.
A adesão das lideranças políticas empresariais à realização da Expoalto 2010 foi garantida nos pronunciamentos do prefeito de São Gotardo, Edson Cezário de Oliveira; do presidente e do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marco Antônio Farid e José Ramos Zago, respectivamente; o presidente da Cooperativa Agropecuária de Araxá, Alberto Adhemar do Valle Jr.; e do presidente do Conselho de Administração da APA da Bacia do Rio Araguari, Leocádio Alves Pereira. Além do diretor Luciano Baião, também falaram em nome da UFV o assessor Especial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Fernando Pereira da Silva, e o membro da Comissão Organizadora da Expoalto 2010, Alberto C. Filho.
Fonte: prof. Alberto Carvalho Filho (Secretário geral da ExpoALTO 2010) e site
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura