Laboratório da Epagri vai atender alunos da Universidade do Contestado

12.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

Foi inaugurado nesta quinta-feira (12/02) o Laboratório de Ensaio Químico de Caçador/SC. O laboratório foi ampliado, numa parceria entre a Epagri e a UnC, para atender os alunos das áreas de engenharia ambiental e agronomia da referida Universidade.

Participaram da solenidade o governador Leonel Pavan, o Secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron e da Coordenação e Articulação, Valdir Vital Cobalchini e o presidente da Epagri, Luiz Hessmann.

O laboratório, que conta com uma estrutura e equipamentos avaliados em mais de R$2 milhões, recebeu o investimento da Universidade do Contestado, no valor de R$160 mil para sua ampliação. “Este modelo de parceria, que envolve Universidade, Governo do Estado e Epagri, foi uma determinação do governador Luiz Henrique da Silveira para fortalecer a descentralização do Governo”, afirmou Hessmann. Além de atender produtores e pesquisadores, os alunos da UnC contarão com um laboratório didático para a realização de estudos e experimentos.

As principais atividades desenvolvidas pelo laboratório envolvem análises foliares para as culturas de macieira, pereira, videira, pessegueiro e ameixeira, efetuando determinação dos teores totais de minerais de nutrientes. Essas análises vão servir para definição da adubação futura do pomar. Faz, ainda, análises de polpa fresca de maçã para a determinação dos teores de minerais nos frutos levando a uma análise do seu potencial de armazenagem, além de determinar os teores totais de minerais em adubos orgânicos. Também faz análises semanais de água para monitoramento da qualidade da água da unidade de piscicultura da Estação Experimental de Caçador.

“Atualmente, o laboratório realiza cerca de 2500 análises por ano para atender a demanda interna das unidades de pesquisa da Epagri e, além disso, presta serviço de assistência aos produtores dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, analisando em torno de 5000 amostras/ano de folhas e frutos para avaliar o estado nutricional das plantas e na determinação da qualidade nutricional dos frutos para fins de conservação”, informa o Chefe da Estação Experimental da Epagri de Caçador, Gabriel Berenhauser Leite. Com as novas reformas previstas para este ano, a idéia é adequar o laboratório dentro das normas ISO 17025, tornando-o apto para realizar análises de efluentes e qualquer outro tipo de análise química, para atender inclusive as demandas ambientais. Diversos experimentos já estão sendo conduzidos, e outros necessitam desta melhoria para serem desenvolvidos, gerando assim, o surgimento de novos produtos e tecnologias.

A região do Meio Oeste catarinense concentra grande número de agroindústrias, principalmente nos ramos de processamento de produtos de origem animal, de armazenagem e processamento de frutas, com destaque para maçã e uva, incluindo subprodutos como sucos e vinhos. Estes setores, por força de demanda do consumidor, exigência ambiental, e até mesmo para atender exigências de países importadores, necessitam de processos de controle de qualidade tanto de seus produtos, quanto da água utilizada durante o sistema de produção, além do controle rigoroso de seus efluentes industriais. Apesar disso, a região não conta com um laboratório equipado que possa auxiliar essas empresas a melhorar a qualidade de seus produtos e alcançar novos mercados.

Fonte: Gabriel Berenhauser Leite/Chefe da Estação Experimental da Epagri de Caçador - 49 3561-2000

Márcia C. Sampaio

Epagri/Florianópolis

48 3239-5503

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025