Kepler Weber apresenta silo com capacidade para 35 mil toneladas

04.12.2013 | 21:59 (UTC -3)

A Kepler Weber lançou nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, em Primavera do Leste (MT), o Silo 156, considerado o maior silo sem torre central do mundo, com tecnologia de armazenagem para altas capacidades de grãos. Com o novo produto, é possível armazenar até 35 mil toneladas, ou 590 mil sacas de soja, a uma altura de 30 metros.

O silo foi adquirido pela empresa Uniagro, que investiu um total de R$ 4 milhões em uma obra civil completa para armazenar soja e milho de produtores do Mato Grosso. Hoje, a empresa trabalha com 400 produtores rurais e, com a inauguração do novo silo, poderá armazenar até 1,72 milhão de sacas. "Para nós, a praticidade e a modernidade é o mais importante para que possamos armazenar vários tipos de grãos ao mesmo tempo", afirmou o presidente da Uniagro, Djalma Vieira.

A nova linha de silos da Kepler Weber tem a proposta de atender a necessidade de armazenar quantidades de grãos cada vez maiores e, ao mesmo tempo, garantir a segurança operacional e a qualidade do produto estocado. Ela foi desenvolvida para atender ao mercado de armazenagem de alta capacidade, que historicamente é dominado por armazéns graneleiros. Para tal, o projeto exigiu uma análise precisa de toda a rigidez estrutural do produto, visando suportar os esforços físicos solicitados e garantindo um equipamento seguro e durável. A utilização de um maior número de montantes por chapa, por exemplo, foi aplicada.

Segundo o presidente da Kepler Weber, Anastácio Fernandes Filho, “a suscetibilidade às condições climáticas, como a ação de ventos, é maior e, portanto, os anéis de ventos devem fazer parte da estrutura lateral dos silos, garantindo rigidez e reduzindo o risco de queda”.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Conselho de administração da Kepler Weber, Christino Áureo, destacou a preocupação com a qualidade do grão e a preservação de seus atributos nutricionais. “Aqui não está o maior silo do mundo, mas o futuro da qualidade da armazenagem no Brasil”, afirmou.

A ampliação das capacidades de armazenagem em silos metálicos também exige dispositivos para a segurança operacional, como escadas caracol, acessos (portas) que permitam fácil entrada e saída de pessoas, além de diferenciais como descarga lateral, rosca varredora com trator de movimentação, vedações mais eficientes e cobertura com maior vida útil.

Além dos ganhos de capacidade, o Silo 156 apresenta a proposta de uma armazenagem com melhores condições de conservação, através de ganhos de eficiência na convecção natural do ar e respiração dos grãos dentro do dispositivo; maior proteção contra infiltrações e potencialização dos processos de fumigação contra o ataque de pragas, fungos, roedores, etc. e a manutenção das condições ideais de temperatura e de umidade da massa de grãos, promovendo aeração adequada e evitando condensação no telhado.

O Silo 156 tem este nome pelo fato de possuir 156 linhas de montantes. Ele possui capacidade para armazenar 44,5 mil metros cúbicos e suportar ventos de até 144 quilômetros por hora.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro