Jornada Técnica discute sistemas de produção de grãos

17.03.2015 | 20:59 (UTC -3)

Um evento para debater as principais tecnologias desenvolvidas para otimizar a produção de um dos grãos mais consumidos pelos brasileiros. Este é o objetivo do Dia de Campo do Arroz, promovido anualmente pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). Mas neste ano, algumas mudanças marcaram a data conhecida por trazer o resultado das principais pesquisas voltadas para o cultivo do cereal.

Jornada Técnica de Sistemas de Produção de Grãos para Terras Baixas e Integração Lavoura-Pecuária, foi o nome dado ao evento que visa substituir o tradicional Dia de Campo, realizado na última quinta-feira (12), na Estação Experimental Terras Baixas (ETB). O objetivo da proposta é estabelecer uma nova dinâmica, com espaço para uma participação mais ativa dos produtores.

As diferenças do novo formato começam na apresentação do portfólio de pesquisas e novas tecnologias, que se destaca por ser mais objetiva. A intenção de investir em uma explanação mais direta é oportunizar uma troca de ideias e experiências, possibilitando que produtores e técnicos agrícolas opinem sobre demandas não contempladas e tragam sugestões.

"A iniciativa traz benefícios porque proporciona uma integração maior com o setor produtivo. Esse tipo de Dia de Campo, de uma forma mais informal, proporciona uma troca de informações com produtores e técnicos, para que possamos fazer novas propostas de pesquisas e trazer o que eles realmente esperam", aponta o pesquisador e membro da organização do evento, José Alberto Petrini.

Entre os principais temas que ganharam ênfase no evento, além de técnicas de cultivo e manejo, figuram a diversificação de culturas na propriedade e integração lavoura-pecuária-floresta. Outro destaque especial foi dado à preocupação com questões ambientais, que não devem ser vistas como um problema na lavoura, e sim, como uma importante vantagem de mercado na busca por certificação de um processo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025