John Deere e GUSS Automation lançam pulverizador de herbicida autônomo e elétrico
O Electric GUSS incorpora um sistema de detecção de plantas daninhas que identifica a clorofila e pulveriza apenas nas áreas afetadas; a tecnologia pode reduzir o uso de materiais em até 90%
14.02.2024 | 17:03 (UTC -3)
Revista Cultivar
A John Deere, em parceria com a GUSS Automation, apresentou pulverizador de herbicida autônomo e totalmente elétrico: o Electric GUSS. Foi durante a World Ag Expo de 2024, em Tulare, Califórnia. O dispositivo é uma evolução do pulverizador autônomo lançado em 2023, permitindo que os agricultores controlem múltiplos equipamentos de forma remota.
O Electric GUSS incorpora um sistema de detecção de plantas daninhas que identifica a clorofila e pulveriza apenas nas áreas afetadas. Essa tecnologia pode reduzir o uso de materiais em até 90%, dependendo da infestação de ervas daninhas, diminuindo os custos operacionais e aumentando a sustentabilidade e segurança dos trabalhadores.
Equipado com baterias Kriesel, o pulverizador pode operar por um turno completo quando carregado, conforme informações das empresas. Utiliza GPS, LiDAR e tecnologia proprietária para cobertura precisa. Um único funcionário pode operar e monitorar até oito máquinas GUSS de um veículo, usando um laptop, reduzindo a exposição a riscos.
O design do pulverizador, com 7,16 metros de comprimento, 1,93 metro de altura e largura operacional de 2,54 a 5,79 metros, inclui barras de pulverização ajustáveis em altura e capazes de inclinar para pulverização em berma. As barras possuem um sistema de desengate para evitar danos às árvores e culturas.
O Electric GUSS estará disponível para encomenda em concessionárias John Deere selecionadas na América do Norte e Austrália. Além disso, os pulverizadores autônomos Orchard GUSS e mini GUSS movidos a diesel agora podem ser equipados com o sistema Smart Apply Intelligent Spray Control System, adquirido pela John Deere em 2023. Esse sistema ajusta automaticamente o volume de pulverização com base no tamanho e densidade da folhagem das árvores, otimizando a proteção e evitando a aplicação excessiva, economizando até 50% em produtos químicos e água.