ANTT aprova revisão no cálculo dos pisos mínimos de frete
Alterações foram levadas a voto em Reunião de Diretoria
A John Deere apresenta na Consumer Electronics Show (CES) 2025, em Las Vegas (EUA), sua nova geração de máquinas autônomas. Elas utilizam inteligência artificial, visão computacional e sensores avançados.
Esse é o 5º ano consecutivo que a empresa participa da feira, considerada o maior e mais importante evento de tecnologia do mundo.
Entre as novidades destaca-se o trator autônomo 9RX, projetado para operações agrícolas de larga escala. Com a introdução do kit de autonomia de segunda geração, que combina visão computacional avançada e inteligência artificial, o trator elimina a necessidade de um operador na cabine, informa a empresa.
Conforme apresentação da empresa, parte do sistema de autonomia envolve conjuntos de câmeras (são 16 câmeras individuais). Em vez de duas câmeras sobrepostas (sistema anterior), há muitas câmeras sobrepostas. Cada uma pode corrigir a posição e a orientação de cada quadro. Essa calibração em tempo real permite operar com linhas de base mais amplas e ter profundidade mais precisa e maior alcance.
E ver mais longe permite conduzir as máquinas 40% mais rápido e tracionar implementos duas vezes mais largos do que antes. O novo kit de câmeras pode ser adaptado em tratores grandes existentes.
Sobre o tema, veja o que explica Gaurav Bansal, vice-presidente de engenharia na Blue River Technology, do grupo Deere & Co...
Existem vários modelos de 9RX. Qual deles terá os equipamentos destacados na matéria?
Hoje estamos fornecendo essa tecnologia para os tratores 8R, 8RX, 9R e 9RX, que são os carros-chefe em operações de milho e soja. Esses são os tratores contemplados atualmente.
Quais os equipamentos que conferem a autonomia? São fabricação própria ou resultado de alguma aquisição recente da John Deere?
O kit de autonomia consiste em dois computadores, chamados de unidades de processamento de visão (VPUs), cada um equipado com um chip Nvidia ou similar, além de 16 câmeras e um receptor GNSS StarFire. As VPUs são projetadas internamente pela John Deere, com componentes como o chip Nvidia adquiridos de parceiros. Já as câmeras são fornecidas por fabricantes parceiros e o kit é montado com fornecedores de manufatura nos Estados Unidos.
Esses equipamentos podem ser adaptados nos 9RX já vendidos no Brasil? Ou será necessário adquirir uma máquina nova?
Neste momento, o kit de autonomia pode ser instalado em tratores existentes ao serem levados a um concessionário somente nos Estados Unidos, onde as câmeras, os computadores e o receptor GNSS são integrados às máquinas. Não é necessário adquirir tratores novos.
No Brasil, a empresa oferta vários tratores 9RX. Veja-os clicando no link abaixo:
A empresa também destaca seu trator 5ML autônomo. Trata-se de máquinas estreita para uso em operações de culturas especiais.
Conforme a John Deere, o sistema de autonomia de segunda geração permite navegação precisa, mesmo sob densa cobertura de folhas. O trator identifica obstáculos e ajusta sua rota. Pode ser gerenciado remotamente.
O trator será ofertado com motor diesel. Em um segundo momento, contará com versão movida a bateria elétrica.
A empresa informou não haver definição de data para a chegada dessa tecnologia ao Brasil. "Mas é algo em que estamos trabalhando", disse Gaurav Bansal.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura