João Rodrigues reassume Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de SC

02.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A retransmissão do cargo de secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Airton Spies para João Rodrigues, aconteceu, na última terça-feira (1º), na sede da Secretaria, em Florianópolis.

 

Ao retomar o comando da Secretaria João Rodrigues lembrou que seguirá com as ações de racionalizar as estruturas da Epagri e da Cidasc que, na maioria dos municípios catarinenses, estão situadas distantes uma da outra. “Pretendo unificar essas estruturas para minimizar custos e melhorar a qualidade do atendimento aos agricultores”, revelou o secretário João Rodrigues. “Afinal de contas, a estrutura é paga pelo mesmo cofre, ou seja, os contribuintes catarinenses e os serviços dirigidos aos mesmos beneficiários – os agricultores - portanto, é inaceitável que haja no mesmo município dois ou três escritórios de empresas ligadas a Secretaria da Agricultura”, ponderou.

 

Em seu discurso destacou que não é oriundo da área agrícola, mas para exercer a missão que lhe foi confiada pelo governador Raimundo Colombo e manter o destaque de Santa Catarina no setor agropecuário e pesqueiro, conta com o apoio técnico da Epagri e da Cidasc, empresas vinculadas a Secretaria de Estado da Agricultura. “É um Estado privilegiado e precisamos unir forças, aproveitando a competência do agricultor catarinense, para promovermos uma boa gestão”, afirmou Rodrigues.

 

Outras ações e metas foram destacadas pelo Secretário: o projeto de levar a telefonia celular e a internet banda larga para todas as propriedades rurais em quatro anos. O Secretário explica que a proposta é em parceria com as cooperativas do estado, porém será aberto para todos os Catarinenses. “Faremos um projeto piloto em três cidades e depois tomaremos as medidas para implantarmos em todos os municípios”, afirma Rodrigues. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi já sinalizou parceria no projeto.A construção de 500 agroindústrias familiares; melhoramento de vias rurais, além da manutenção de programas existentes na secretaria também entram na lista de metas e ações de João Rodrigues durante sua gestão na Agricultura.

 

Por fim, Rodrigues, destacou a figura do empreendedor rural que será criada para evitar a evasão rural que segundo ele, não é somente um problema da agricultura e sim do Governo estadual. “Criaremos a figura do microempreendedor rural, que é uma nova concepção que se pretende, já que Santa Catarina é pioneira em muitos serviços. Quem sabe estejamos aí iniciando uma nova forma de reconhecer o produtor rural porque a agricultura familiar é extremamente importante para o setor produtivo do Estado, mas a forma como está configurada não segura ninguém no campo, os arranjos produtivos são interessantes, mas a sucessão na propriedade está com problemas”, disse.

 

Conforme relato, o secretário enfatizou que atualmente um jovem que está no campo aparece na propriedade como sendo simplesmente um membro da família da área rural, o qual em muitas das vezes nem consta na escritura ou no bloco de produtor rural. “Com a configuração do microempreendedor rural, este jovem fará parte de uma empresa familiar, que permite que ele fique até os 27 ou 28 anos na propriedade rural, para que, depois, se quiser ir para a cidade, isso possa contar como tempo para a aposentadoria”, disse Rodrigues, que enfatiza: “O mais importante é fazer com que seguremos os jovens no campo e em cima disso pretendemos no governo de Raimundo Colombo investir R$ 500 milhões diretamente na agricultura”, afirmou.Ele ainda fez questão de ressalvar que a Lei do microempreendedor não será sinônimo de pagamento redobrado de impostos, mas acarretaria, como principal mudança, a forma de reconhecer o produtor.

 

Durante a retransmissão de cargo, João Rodrigues empossou o novo Vice-presidente da Cidasc, Valmor Fiametti, ex-secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia e Danúncio Bitencourtt e Silva para o cargo de Diretor de Comercialização e Negócios da Cidasc.

 

João Rodrigues é radialista, está no sexto mandato eletivo e nesta eleição foi o quarto deputado federal mais votado de Santa Catarina. Já foi prefeito de Pinhalzinho, duas vezes prefeito de Chapecó, além de dois mandatos como deputado estadual.

 

Anna Bellani

Assessoria de Imprensa

(48) 3239-4137

imprensa@agricultura.sc.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025