Consórcio com a Holanda pode impulsionar bioinsumos no Brasil
No próximo dia 10, simpósio da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna (SP) debate a cooperação entre os países
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito por unanimidade nesta semana para mais um mandato à frente da entidade, que se estenderá até 2029. Ele recebeu o voto de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária, em eleição realizada na sede da CNA, em Brasília.
Durante o pleito também foram escolhidos os vice-presidentes que integram a Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal para o mesmo período.
Em discurso após a reeleição, João Martins agradeceu o apoio das Federações e destacou avanços alcançados em sua gestão, como a ampliação do atendimento técnico a pequenos produtores.
“Há oito anos, quando me elegi, prometi transformar o meio rural ao criar uma nova classe média no campo, com cerca de 400 mil produtores assistidos. Fizemos mais do que isso: hoje são quase 480 mil pequenos produtores atendidos pela nossa assistência técnica. Foi uma verdadeira revolução”, afirmou.
Martins também ressaltou a importância da assistência técnica, aprendizado adquirido ainda na sua passagem pela Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), e elogiou o trabalho da atual diretoria pela modernização do Sistema CNA/Senar.
“O conceito da CNA é o de uma Casa aberta a todos, sem donos. A nova Diretoria tem a missão de renovar, mantendo a clareza de propósito e o compromisso com o produtor rural”, declarou.
O presidente reforçou ainda seu objetivo de ampliar a rede de centros de treinamento e capacitação em todo o país, com apoio do Sistema CNA/Senar, garantindo que todos os Estados tenham as mesmas oportunidades.
“Temos de estar unidos e preparados para o futuro”, completou.
O processo eleitoral foi conduzido por uma Comissão Eleitoral presidida por Tania Zanella, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e composta por Maximiliano Ferreira Temer, advogado da União, e Nilson Leitão, vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).
No comando da CNA desde 2015, João Martins tem uma trajetória marcada pela defesa dos produtores rurais. Antes, presidiu a Faeb e é acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi fundador e primeiro tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (Abac).
Entre 2000 e 2018, presidiu a Faeb, acumulando também os cargos de presidente do Senar-BA e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia.
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Efetivos
Suplentes
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura