João Martins é reeleito presidente da CNA até 2029

Com apoio unânime das 27 Federações, dirigente seguirá à frente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

08.10.2025 | 16:18 (UTC -3)
CNA, edição Revista Cultivar

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito por unanimidade nesta semana para mais um mandato à frente da entidade, que se estenderá até 2029. Ele recebeu o voto de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária, em eleição realizada na sede da CNA, em Brasília.

Durante o pleito também foram escolhidos os vice-presidentes que integram a Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal para o mesmo período.

Em discurso após a reeleição, João Martins agradeceu o apoio das Federações e destacou avanços alcançados em sua gestão, como a ampliação do atendimento técnico a pequenos produtores.

“Há oito anos, quando me elegi, prometi transformar o meio rural ao criar uma nova classe média no campo, com cerca de 400 mil produtores assistidos. Fizemos mais do que isso: hoje são quase 480 mil pequenos produtores atendidos pela nossa assistência técnica. Foi uma verdadeira revolução”, afirmou.

Martins também ressaltou a importância da assistência técnica, aprendizado adquirido ainda na sua passagem pela Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), e elogiou o trabalho da atual diretoria pela modernização do Sistema CNA/Senar.

“O conceito da CNA é o de uma Casa aberta a todos, sem donos. A nova Diretoria tem a missão de renovar, mantendo a clareza de propósito e o compromisso com o produtor rural”, declarou.

O presidente reforçou ainda seu objetivo de ampliar a rede de centros de treinamento e capacitação em todo o país, com apoio do Sistema CNA/Senar, garantindo que todos os Estados tenham as mesmas oportunidades.

“Temos de estar unidos e preparados para o futuro”, completou.

O processo eleitoral foi conduzido por uma Comissão Eleitoral presidida por Tania Zanella, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e composta por Maximiliano Ferreira Temer, advogado da União, e Nilson Leitão, vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

Trajetória

No comando da CNA desde 2015, João Martins tem uma trajetória marcada pela defesa dos produtores rurais. Antes, presidiu a Faeb e é acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi fundador e primeiro tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (Abac).

Entre 2000 e 2018, presidiu a Faeb, acumulando também os cargos de presidente do Senar-BA e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia.

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Quadriênio 2025-2029)

Diretoria Executiva

  • Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
  • 1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
  • 2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
  • 1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
  • 2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
  • 1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
  • 2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)

Conselho Fiscal

Efetivos

  • Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
  • Paulo Carneiro (TO)
  • Hélio Dias de Souza (RO)

Suplentes

  • Raimundo Coelho de Souza (MA)
  • Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
  • José Álvares Vieira (RN)

Linha do tempo – João Martins na presidência da CNA

  • 2012 – Assume a 1ª vice-presidência da CNA
  • 2015 – Eleito presidente da Confederação
  • 2017 – Reeleito para novo mandato
  • 2021 – Reeleição confirmada
  • 2025 – Reeleito para o quadriênio 2025-2029

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025