Jacto inaugura fábrica com tecnologia de indústria 4.0

Nova unidade da empresa na região de Pompéia chega para atender ao crescimento da demanda por maquinários agrícolas no Brasil e exterior

12.12.2023 | 15:00 (UTC -3)
Sibelle Freitas

A Jacto inaugurou hoje (12/12), em Paulópolis, distrito de Pompeia (SP), mais um grande empreendimento: uma nova fábrica que chega para atender ao mercado interno e externo com as linhas de produtos para pulverização, adubação, plantio, colheita de cana-de-açúcar, além de agricultura de precisão, agricultura digital e veículos autônomos.

Em 96 mil m2 de área construída, a planta de Paulópolis segue os conceitos da indústria 4.0 com tecnologias e instalações altamente modernas e sustentáveis. A fábrica possui sistema automatizado de pintura, movimentação de materiais realizada por veículos autônomos (AGVs), entre outras tecnologias de vanguarda totalmente integradas ao sistema MES (Manufacturing Execution Systems), com monitoramento e coordenação online de todo o processo produtivo.

Para o funcionamento online e integrado de produção da fábrica, a Jacto investiu na construção de uma rede privada 5G sem fio, homologada pela Anatel. Outro destaque da nova planta são os conceitos de sustentabilidade que reiteram a responsabilidade da Empresa com o meio ambiente.

Cerca de 12 mil placas solares foram instaladas para a geração de energia e até 90% da água utilizada nos processos da fábrica podem ser reutilizados. O bem-estar dos funcionários também foi considerado. A nova fábrica oferece espaço de convivência amplo, climatizado, com lanchonete, cozinha e espaço para jogos.

Centro de Treinamento Avançado

O local onde a fábrica foi construída já comportava o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto. Agora, passa a abrigar também a área de treinamentos da companhia, que antes ocupava parte do terreno da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, também em Pompeia.

“Estamos estreando um novo centro de treinamentos com mais recursos e maior capacidade de qualificação, tanto para a nossa rede de revendedores master como para o nosso time interno que trabalha no suporte aos clientes. Com isso, reafirmamos nosso propósito de buscar sermos reconhecidos como a empresa de máquinas agrícolas com o melhor pós-vendas do mercado”, comenta Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

Além do Brasil, a Jacto possui fábricas na Argentina e Tailândia. A unidade matriz, em Pompeia, permanece ativa.

Compartilhar

Mosaic Fevereiro Marco 2024