Já estão no ar os papéis de parede de novembro do Grupo Cultivar
Em frutas e hortaliças frescas a cor é um indicador de qualidade, frescor, sabor e maturação. Intuitivamente e também pelo que aprendemos a partir dos nossos hábitos de consumo e de alimentação, temos o conhecimento do que a cor representa em uma fruta – se está madura ou “no ponto” – e em hortaliças – se é recém-colhida ou se está “velha”. Entretanto, em pesquisas científicas a cor deve ser avaliada de forma objetiva e para tanto, Grupo de Engenharia e Pós Colheita (GEPC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos está organizando o “Workshop Cor em frutas e hortaliças: fundamentos e aplicações”, que será realizado no dia 17 de novembro, na cidade de Campinas.
O objetivo do evento é atualizar os conceitos teóricos e práticos da determinação de cor instrumental, bem como as principais reações e fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem com a variação de cor em frutas e hortaliças.
Para isso, o evento contará com palestras ministradas por pesquisadores especializados e representantes de empresas da área, que irão apresentar os aspectos teóricos de determinação de cor em frutas e hortaliças, as principais reações e influências de fatores externos na alteração da coloração, além casos práticos de análise de cor em vegetais e de uma visita à planta de pós-colheita do grupo.
O evento é destinado aos profissionais, pesquisadores e estudantes interessados na atualização do conhecimento em medida de cor instrumental e uso desta ferramenta para a especificação e monitoramento da qualidade de frutas e hortaliças na pós-colheita e comercialização.
Os interessados em participar do Workshop Cor em frutas e hortaliças deverão efetuar as inscrições, no seguinte link:
.
Workshop Cor em frutas e hortaliças - fundamentos e aplicações
17 de novembro de 2011
ITAL - Auditório Central (Décio dias Alvim)
a partir das 8h
120
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura