Isca recebe apoio para desenvolver armadilha inteligente da Fundação Bill & Melinda Gates

09.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A ISCA Tecnologias é uma das ganhadoras do fundo para pesquisas Grand Challenges Explorations, uma iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates. O presidente da ISCA PH.D Agenor Mafra-Neto desenvolverá um projeto inovador na área de saúde e desenvolvimento intitulado “Sensores A Laser Ultra Econômicos Para Manejo De Pestes Agrícolas”.

Dr. Mafra-Neto afirma que essa é uma oportunidade fantástica de colocar seu conhecimento sobre insetos a serviço do bem. “Eu realmente acredito que monitorar insetos em tempo real nos permitirá fazer um levantamento antecipado e muito segmentado das pragas, o que pode melhorar a produção de alimentos e salvar vidas em áreas rurais pobres. Somos muito gratos à Fundação Bill & Melinda Gates Foundation por apoiar-nos a levar esse projeto a campo", completa.

O Grand Challenges Explorations (GCE) apoia profissionais de todo o mundo que estão buscando novas abordagens para alguns dos mais difíceis e persistentes desafios mundiais de saúde e desenvolvimento. O GCE investe no estágio inicial das pesquisas, apoiando ideias ousadas com potencial real de resolver problemas que as pessoas do mundo em desenvolvimento enfrentam todos os dias. O projeto do Dr. Mafra-Neto é um dos 80 contemplados pela 9a rodada do GCE, anunciados hoje pela Bill & Melinda Gates Foundation.

“Os investimentos em pesquisas inovadoras de saúde global já estão dando resultados,” diz um dos diretores da fundação, Chris Wilson. “Continuamos impressionados pelas novidades apresentadas e o espírito inovador dos projetos vencedores do Grand Challenges Explorations e estamos entusiasmados com essa pesquisa. Os investimentos que fazemos têm potencial real para produzir novas soluções para melhorar a saúde de milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento e garantir que todos tenham a oportunidade de viver uma vida saudável e produtiva”.

A inscrição de Dr. Mafra-Neto e dos outros vencedores da 9a rodada do Grand Challenges Explorations deu-se por meio de um formulário online, onde os pesquisadores descrevem seu projeto relacionado a uma das cinco áreas críticas de saúde e desenvolvimento global, que incluem, por exemplo, desenvolvimento agrícola, imunização e comunicações. As inscrições para a rodada atual do prêmio estão abertas até o dia 7 de novembro.

Um sexto da população mundial - mais de um bilhão de pessoas - está desnutrida. Pelo menos seis milhões de crianças morrem de fome a cada ano. Uma das soluções mais simples para resolver este problema é aumentar a eficiência na produção e armazenamento de alimentos onde localmente, onde ele é necessário. Infelizmente, em áreas pobres, como a região da África subsaariana e a Caatinga no Nordeste do Brasil, isso pode ser extremamente difícil, em parte devido a uma variedade de insetos-praga devastadores. O uso de pesticidas convencionais, através de cobertura de pulverização, é indesejável por várias razões, incluindo os gastos que representam para os agricultores. No entanto, se as pragas são detectadas nas fases iniciais do ciclo de infestação, a aplicação localizada de inseticidas (com uma bomba manual) pode efetivamente controlar a praga, evitando os gastos com a cobertura de pulverização e perdas na colheita.

Agenor, em parceria com o especialista em ciência da computação Dr. Eamonn Keogh, da Universidade da California Riverside, e Leandro Jost Mafra, designer e gerente de projetos, desenvolverá a construção de sensores de baixo custo para contar e classificar insetos-praga no campo, produzindo informação em tempo real que poderá ser utilizada por agricultores para controlar a população de pragas. Isso permitirá um grande aumento na produção de alimentos a nível local e uma redução da fome e problemas de saúde. Estes sensores de baixa potência serão produzidos em massa com um preço de venda inferior a 5 dólares por sensor, o que permitirá que o produto seja utilizado mesmo em grande escala.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025