Irrigação da bananeira é tema de novo curso a distância da Embrapa

A capacitação destina-se, especialmente, para técnicos agropecuários e produtores rurais de todos os estados do Brasil

30.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Gratuito e on-line, o curso “Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura” já está disponível na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações a distância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Com conteúdo oferecido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), o treinamento tem 12 horas de duração e é ministrado pelo pesquisador Eugênio Ferreira Coelho, doutor em engenharia de irrigação.

A capacitação destina-se, especialmente, para técnicos agropecuários e produtores rurais de todos os estados do Brasil, numa estimativa de aproximadamente 1.500 pessoas, que vão receber informações atualizadas sobre a irrigação da bananeira, que é uma cultura altamente exigente em água. A necessidade pode variar de 8 mil a 15 mil m3 de água/ciclo, a depender da variedade e das condições climáticas do local. 

Ao final do curso, os participantes devem ser capazes de determinar a quantidade racional diária de água para a cultura nas diferentes fases do seu ciclo, de forma a otimizar a eficiência de uso de água na irrigação. O curso é composto por dois módulos: Fundamentação teórica e Recursos tecnológicos disponíveis para a determinação das necessidades hídricas da bananeira.

Autoinstrucional, o curso exibe o conteúdo sem tutoria e em videoaulas, apresentações e livros salvos em PDF e material complementar disponibilizado em links. Haverá aplicação de avaliação de aprendizagem (questões objetivas de múltipla escolha), que deve ser preenchida após conclusão das aulas e leitura do material complementar.

Este é o segundo curso on-line que a Embrapa Mandioca e Fruticultura oferece pela plataforma e-Campo e está ligado ao primeiro, "Métodos e sistemas de irrigação para bananeira" – também ministrado por Eugenio Coelho –, disponível desde dezembro de 2020. Um terceiro vai ser oferecido em 2022.

Serviço

Curso: Irrigação da bananeira: necessidade hídrica da cultura 

Instrutor: Eugênio Ferreira Coelho 

Formato: on-line e gratuito 

Duração: 12 horas 

Inscrições: https://www.embrapa.br/e-campo/irrigacao-da-bananeira-necessidade-hidrica-da-cultura 

Informações: cnpmf.ead@embrapa.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024