IqPR: alta de 2,43% na terceira quadrissemana de outubro

03.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista – IqPR registrou alta de 2,43% na terceira quadrissemana de Outubro.

O IqPR-V (produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) fecharam com variações positivas de 2,33% e 2,69%, respectivamente no período, informam os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola – IEA / Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os produtos que registraram maiores altas foram: amendoim (35,47%), carne de frango (13,69%), carne suína (12,76%), batata (9,12%) e milho (4,54%). O amendoim avança na recuperação de seus preços, que atingiram níveis muito baixos no primeiro semestre do ano. A carne de frango recupera preços que se encontravam em patamar bem inferior aos anteriores.

A alta do preço da carne suína decorre do aumento da demanda, principalmente por parte da indústria, que está incrementando a produção de derivados da carne, com vista ao consumo do final do ano.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços foram: banana nanica (13,58%), ovos (10,10%), feijão (9,57%), trigo (6,01%) e leite tipo C (5,81%).

O aumento da temperatura vem determinando maior oferta de banana (cachos com melhor formação e mais pesados) e a conseqüente redução de seus preços. Para o feijão, incrementa-se a entrada da produção de inverno, ocasionado à redução das cotações, numa realidade de preços menores aos praticados no ano passado. Ademais, as safras, em especial da agropecuária de subsistência do Nordeste foram muito boas, ampliando ainda mais a oferta nesse momento, empurrando os preços para baixo. Nem mesmo as aquisições do governo federal estão sendo suficientes para sustentar os preços.

O comportamento da evolução dos índices quadrissemanais de preços desta quadrissemana confirma a tendência de alta em comparação com a segunda quadrissemana de outubro: o IqPR e IqPR-V cresceram de 0,9 e 0,5 ponto percentual, respectivamente, e o IqPR-A com 2,0 pontos percentuais, é o índice que apresenta o maior crescimento nas últimas quatro semanas, puxados pelas altas dos preços das carnes de frango, suína e bovina.

Para ler o artigo na íntegra clique no link abaixo:

Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães

Assessoria de Comunicação da Secretaria

11 5067-0069 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025