Confaz mantém desconto no ICMS sobre insumos agrícolas
Decisão foi publicada hoje no Diário Oficial, evitando aumento no custo de produção e atendendo pleito da Aprosoja
Assim, na última última sexta-feira (06/10), em Goiânia/Goiás, terminou o primeiro Simpósio do IPNI (International Plant Nutrition Institute) sobre Agricultura de Precisão (AP) e a Drakkar contou com uma das maiores delegações de engenheiros agrônomos do evento. O tema tratou especificamente de Agricultura de Precisão como Ferramenta para Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes e, durante 3 dias, especialistas do Brasil e dos Estados Unidos (EUA) debateram sobre tecnologias e inovações na área do Agronegócio.
Segundo o presidente da Drakkar, Dr. Alan Acosta, o evento trouxe algumas novidades da área e mostrou que a Agricultura de Precisão está em ascensão no Mundo, sendo um tema extremamente discutido tanto no Brasil como nos EUA. “Acreditamos que a taxa de crescimento no uso de AP seja de, no mínimo, 20% ao ano, nos próximos 5 anos”, enfatiza Acosta.
Os debates do Simpósio enfatizaram a importância dos trabalhos colaborativos e integrados entre antigas e novas tecnologias, principalmente das plataformas de dados na gestão das informações - como é o caso do sistema LAVOURA ONLINE, banco de dados inteligente que a Drakkar possui desde 2006. Entretanto, a amostragem de solo em grids ainda é o carro-chefe da AP em todo o Brasil e inclusive nos EUA. As novas tecnologias que estão crescendo de forma integrada são o imageamento aéreo tanto por satélites com melhores resoluções, como por drones “in loco” para gerar informações auxiliares na tomada de decisão. Além disso, novas tendências com tecnologias emergentes suportadas pelos “big datas” e inteligência artificial fazem com que a realidade de máquinas autônomas e robôs fiquem mais próximas da realidade do campo nos próximos 10 anos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura