Proposta que cria fundo para defesa agropecuária é arquivada
A Fazenda Santa Fé, propriedade do pecuarista Ricardo de Castro Merola, que mantém há mais de 25 anos um dos mais tradicionais e eficientes confinamentos de gado do país, será palco do “Dia de Campo Interconf 2011”. O evento, que ocorre no dia 15 de setembro, mostrará a operacionalização da fábrica de rações e a gestão no curral na engorda de bovinos em grande escala.
Localizada às margens da Rodovia GO 164, km 26, na zona rural do município de Santa Helena de Goiás (GO), 200 km a sudoeste da capital goiana, a Fazenda Santa Fé mantém uma estrutura moderna e referenciada para engorda e terminação de gado. A propriedade também é uma das poucas do país a possuir certificação internacional de qualidade que permite remunerar em até R$ 3,00 a mais por arroba de boi comercializada.
Durante a realização do “Dia de Campo Interconf”, Ricardo Merola - também diretor regional da Assocon em Goiás - fará uma breve apresentação para contar a história e detalhes sobre a gestão da fazenda que hoje conta com capacidade estática para 20 mil cabeças.
Nos últimos dois anos o confinamento abateu 57 mil cabeças e a projeção é de que outros 28 mil animais sejam enviados para os frigoríficos até o fim de 2011. “Nossas instalações e procedimentos são padronizados e diferenciados, fruto de melhorias em processos, pesquisas e visitas realizadas em diversos confinamentos brasileiros e norte-americanos”, enfatiza Ricardo Merola.
A exigência crescente do mercado por um boi gordo com padronização de carcaça, escala de produção e regularidade na entrega, obriga o setor produtivo ligado ao confinamento a se posicionar um passo a frente com relação ao modelo de produção convencional. “O pecuarista especializado na engorda, o criador que trabalha com ciclo completo e o confinador empresarial, todos são beneficiados com a atividade já que ela permite reduzir consideravelmente o tempo necessário para terminar o gado”, analisa Merola.
O manejo sanitário também é motivo de atenção e preocupação permanente em um rebanho confinado, e relacionado a essa questão a equipe técnica da Pfizer Saúde Animal ministrará palestra no “Dia de Campo Interconf” com a finalidade de mostrar aos pecuaristas os benefícios da vacina Bopriva, lançamento da empresa que permite a castração imunológica dos bovinos sem a necessidade de intervenção cirúrgica que pode afetar a produtividade dos animais. Além da vantagem de atender o bem-estar animal por ser um método indolor, o produto visa melhorar o manejo de animais em espaços reduzidos (como em confinamentos e semi-confinamento), evitando problemas de comportamento agressivo, sodomia (quando um touro sobe no outro e pode lesionar a quartela ou levar a óbito por trauma), aufere maciez e melhora o acabamento de carcaça com a cobertura desejável de 3 milímetros de gordura sobre a carne.
A organização da 4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf) informa que trabalha com a expectativa de preencher os 400 lugares colocados à disposição do público, já que a programação técnica foi preparada com muito critério para atender demandas do confinamento praticadas atualmente no Brasil.
- Nesta 4ª edição da Interconf, que acontece de 13 a 15 de setembro é aguardado público superior a 1.000 profissionais no espaço de eventos Oliveira's Place, para acompanhar dois dias de plenárias com os principais especialistas e o dia de campo na Fazenda Santa Fé.
4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), (Goiânia – GO)
13 a 15 de Setembro - das 8h00 às 19h.
Hotel Oliveira's Place, em Goiânia (GO).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura