Instituições traçam plano de implantação de unidades experimentais de referência na região do Alto Uruguai

04.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Asca

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com objetivo de proporcionar a diversificação para o desenvolvimento da região do Alto Uruguai, através de politicas públicas, busca viabilizar, por meio da Embrapa, ações de transferência de tecnologias para a produção voltadas às demandas da agricultura familiar. O projeto prevê a instalação de dez unidades experimentais na região, que devem ser de referência e de transição para o sistema agroecológico.

Para traçar um plano de execução do projeto estiveram reunidos representantes da SDR, das unidades da Embrapa Trigo, Uva e Vinho e Aves e Suínos, Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura de Erechim, Cresol, e Sutraf Regional, em Erechim, na terça-feira (2/7), na sede da Cooperativa Central Agrofamília (Agricoop).

No encontro, foi traçado o plano de trabalho com ações focadas para atender as demandas da região nas áreas do leite, de fruticultura (melhoria na qualidade da uva e suco), olericultura, entre outras medidas. O plano prevê instalações de Unidades Experimentais de Pesquisa: três em olericultura, nos municípios de Barão de Cotegipe, Áurea e Aratiba; duas em citricultura, em Mariano Moro e Marcelino Ramos; duas em uva, sendo uma em Erechim e outra em Floriano Peixoto; duas no sistema agrofloretas (no sistema de consórcio erva-mate e arvores), em Severiano de Almeida; e outra no sistema silvipastoril (combinação intencional de árvores, pastagem e gado na mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada), no município de Erval Grande; e uma unidade de frutas tropicais com cultivo de banana e abacaxi, no município de Itatiba do Sul.

Além das unidades experimentais, o projeto prevê assistência técnica e assessoramento da instituição de pesquisa nas atividades na cultura do feijão, na criação de frango caipira e nas unidades tecnológicas implantadas em seis municípios, que são parcelas especiais com espécies de forrageiras de inverno como centeio, aveia, azevem, trigo duplo propósito, triticale e trevos.

Até o final do mês julho estão previstas visitas nas propriedades para elaboração dos projetos, que vão ser realizados em conjunto com a extensão rural e pesquisa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025