Leilão de frete de milho será na próxima quinta-feira (20)
Com o objetivo de compartilharas ações desenvolvidas pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), o inpEV - Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos -, que atua há mais de dez anos na destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, estará presente no Fórum Regional sobre Logística Reversa que acontecerá no dia 20 de junho em Não-Me-Toque/RS. O evento, uma realização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, da Acint e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tem como tema geral a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a operacionalidade da logística reversa.
A apresentação do inpEV será ministrada pelo coordenadora regional de Operações do instituto no estado, Marcelo Lerina, a partir das 15h15min. O foco será a gestão e as práticas realizadas pelo Sistema Campo Limpo. Em pouco mais de uma década, o sistema retirou do meio ambiente mais de 250 mil toneladas do material. Atualmente, 94% das embalagens plásticas primárias, aquelas que entram em contato direto com o produto, são retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta. Índices como esses colocam o Brasil na posição de referência mundial no assunto em relação aos países que possuem sistemas semelhantes.
A contribuição oferecida pela experiência do Sistema Campo Limpo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi de grande relevância para o país e para o meio ambiente. O inpEV participou ativamente da discussão e elaboração da legislação e nela encontram-se os princípios nos quais os sistema se apoia, como responsabilidades compartilhadas, logística reversa, gestão integrada de resíduos sólidos e ecoeficiência.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura