Arquitetura da soja reduz parasitismo de percevejo-marrom
Maior complexidade das plantas reduz ação de Telenomus podisi e pode exigir ajuste nas liberações
A passagem de um cavado — área alongada de baixa pressão — em médios e altos níveis da atmosfera deve aumentar a instabilidade sobre o Centro-Oeste, Sudeste e norte da Região Sul entre terça (25/8) e quarta-feira (26/8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema deve favorecer a formação de áreas de baixa pressão em superfície, intensificar a corrente de jato e organizar áreas de instabilidade, provocando chuva e trovoadas em diferentes pontos dessas regiões. Há risco de tempestades e eventual ocorrência de granizo.
O sistema também deve aumentar a nebulosidade e favorecer a ocorrência de chuva no Distrito Federal. Na Região Norte, o calor e a elevada umidade da Amazônia mantêm as condições para pancadas de chuva no norte e oeste. Já no litoral do Nordeste, a umidade vinda do oceano pode provocar chuva de forma isolada.
Enquanto isso, o tempo seco persiste no sul da Amazônia e no interior do Nordeste, com baixos índices de umidade e temperaturas elevadas. Na Região Sul, o frio perde força gradualmente, mas ainda há possibilidade de geada no Rio Grande do Sul e na Serra Catarinense.
O tempo permanece firme, com poucas nuvens, em Tocantins e no sul e sudeste do Pará nos próximos dois dias. Na terça-feira (25), o Inmet mantém aviso laranja de perigo para baixa umidade no sudeste do Pará e em Tocantins, além de aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade durante a tarde. Na quarta (26), o aviso amarelo abrange o sul e sudeste do Pará e Tocantins.
Na terça, as instabilidades ficam concentradas no centro-norte de Roraima, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais áreas de Roraima, no norte do Amazonas e no litoral do Pará e do Amapá, o céu terá muitas nuvens, com chuva isolada. Também pode chover de forma pontual no Acre, oeste do Amazonas, norte do Pará e demais áreas do Amapá.
Na quarta-feira (26), as áreas de instabilidade atuam principalmente no noroeste do Amazonas e no centro-norte e oeste de Roraima, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No centro-oeste do Amazonas, norte do Pará e Amapá, há possibilidade de chuva isolada.
Entre as capitais da região, a menor temperatura será de 21°C em Rio Branco (AC). No sul da Amazônia, a máxima chega a 40°C em Porto Velho (RO).
Na terça-feira (25), o céu terá muitas nuvens na faixa leste da Bahia, em Sergipe e no sul de Alagoas. A possibilidade de chuva, porém, fica restrita ao litoral da Bahia e de Sergipe. Também pode chover de forma isolada no noroeste e oeste do Maranhão.
Nas demais áreas, o dia será de poucas nuvens e muito calor, condição que contribui para a redução da umidade do ar. No litoral entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, os ventos devem ser fortes.
O Inmet mantém, para terça-feira, aviso laranja de perigo para baixa umidade no sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, extremo oeste de Pernambuco e centro-oeste da Bahia. Há ainda aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade durante a tarde no centro do Maranhão, norte do Piauí — exceto na faixa litorânea —, centro-sul do Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte (região do Seridó), oeste da Paraíba, centro-oeste de Pernambuco, oeste de Alagoas e norte da Bahia.
Na quarta-feira (26), o tempo segue com poucas nuvens no Maranhão, Piauí, sudoeste do Ceará, oeste de Pernambuco e centro-norte da Bahia. Na faixa litorânea e no sul da Bahia, o céu terá muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada entre o litoral da Bahia e do Ceará e no agreste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Os ventos permanecem de moderados a fortes no litoral do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Para quarta, o Inmet prevê aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade no centro-sul do Maranhão, Piauí e Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, centro-oeste de Pernambuco, oeste de Alagoas e centro-oeste e noroeste da Bahia.
Entre as capitais, as temperaturas variam de 20°C em Maceió (AL) e Teresina (PI) a 37°C em Teresina. No litoral, Fortaleza (CE) terá temperaturas entre 23°C e 31°C, com ventos mais fortes. Em Salvador (BA) e Aracaju (SE), onde a nebulosidade predomina, a máxima não deve passar de 30°C.
A nebulosidade aumenta sobre o Centro-Oeste nesta terça-feira (25), com possibilidade de chuva isolada a partir da tarde no Distrito Federal e no sul de Mato Grosso do Sul. À noite, as áreas sujeitas à chuva se ampliam e também podem atingir o noroeste, oeste e centro-sul de Mato Grosso do Sul. No nordeste de Mato Grosso, o tempo permanece com poucas nuvens.
Para terça, está vigente aviso laranja de perigo para baixa umidade no leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nas demais áreas de Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul, o aviso é amarelo de perigo potencial para baixa umidade durante a tarde.
Na quarta-feira (26), a instabilidade aumenta na região. Mato Grosso do Sul terá pancadas de chuva e trovoadas isoladas, enquanto o sul de Goiás pode registrar pancadas isoladas. Também há possibilidade de chuva no sul de Mato Grosso, na região central de Goiás — incluindo Goiânia — e no Distrito Federal, inclusive em Brasília. No nordeste de Mato Grosso, o tempo permanece ensolarado e com poucas nuvens.
O Inmet emitiu aviso amarelo de perigo potencial para tempestade no centro-sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. Também segue vigente o aviso amarelo para baixa umidade em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul.
Antes da chegada das chuvas, o calor aumenta na região. A mínima será de 17°C em Brasília (DF), enquanto a máxima chega a 40°C em Cuiabá (MT).
A terça-feira (25) começa com muitas nuvens em toda a Região Sudeste, influenciada pela passagem de um canal de umidade. Pela manhã, pode chover de forma isolada no litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo.
À tarde, as áreas sujeitas à chuva aumentam, alcançando pontos do sul e litoral de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul do Espírito Santo. À noite, áreas de instabilidade vindas do Centro-Oeste podem provocar chuva isolada no sudoeste paulista. Também permanecem as condições para chuva no sudeste de Minas Gerais, litoral norte de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na quarta-feira (26), a instabilidade aumenta. São Paulo e o sul do Rio de Janeiro podem registrar pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. Também são esperadas pancadas isoladas no sul de Minas Gerais e em outras áreas do Rio de Janeiro. Há possibilidade de chuva no oeste e região central de Minas Gerais, demais áreas fluminenses e sul do Espírito Santo. Nas outras áreas da região, o céu permanece com muitas nuvens.
Devido ao aumento da instabilidade, o Inmet mantém aviso amarelo de perigo potencial para tempestade em grande parte de São Paulo e Rio de Janeiro na quarta-feira. O alerta não abrange o norte dos dois estados.
Para terça e quarta, também está vigente aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade no norte, noroeste, oeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.
Entre as capitais, São Paulo (SP) continua com temperaturas baixas, entre 14°C e 20°C. No Rio de Janeiro (RJ), as temperaturas variam de 16°C a 27°C. Nas demais capitais, o calor predomina, com máxima de 31°C em Belo Horizonte (MG) na terça-feira.
A Região Sul terá muitas nuvens nesta terça-feira (25). O dia começa com possibilidade de geada em grande parte do Rio Grande do Sul e na Serra Catarinense. À tarde, pode chover de forma isolada no noroeste, norte e leste do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina. À noite, a chuva pode atingir o centro-norte e oeste do Paraná.
Para terça, o Inmet mantém aviso amarelo de perigo potencial para geada no sul do Rio Grande do Sul, incluindo municípios como Bagé, Pelotas, Canguçu, Pinheiro Machado, Piratini e Jaguarão.
Na quarta-feira (26), a instabilidade aumenta na região. O céu permanece com muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas na divisa do Paraná com São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também pode chover de forma isolada nas demais áreas do Paraná e no centro-norte e oeste de Santa Catarina.
O Inmet emitiu aviso amarelo de perigo potencial para tempestade em todo o Paraná e no oeste de Santa Catarina.
Apesar da perda gradual de força do frio, as temperaturas continuam baixas nas capitais do Sul. Porto Alegre (RS) terá mínima de 5°C na terça-feira, e não se descarta a ocorrência de geada isolada em áreas de baixada da capital. Nas demais capitais, as mínimas ficam acima de 10°C.
As máximas chegam a 20°C em Porto Alegre e Curitiba (PR). Em Florianópolis (SC), a temperatura varia de 13°C a 18°C.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura